Atleta cearense disputa Brasileiro de Luta Olímpica com apoio da Sesporte

12 de julho de 2010 - 14:54

Hadassa Duarte embarca nesta segunda (12) para Manaus (AM), onde acontece a competição

A partir de segunda (12), uma atleta cearense estará concentrada para tentar trazer para o Ceará o título de melhor lutadora olímpica do Brasil. É Hadassa Duarte, que tem apenas 16 anos, apesar do corpo trabalhado revelar que possui uma vida regrada de treinamento de gente grande.

O esporte que ela pratica é mais lembrado quando falamos em luta greco-romana, a referência para a disputa entre os homens. Para as mulheres, ele é chamado de luta olímpica. Mas para Hadassa, a diferença entre homens e mulheres fica apenas no nome da modalidade, tanto é que ela treina de duas a três horas por dia, de segunda a sábado, com homens.

Com apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), que deu as passagens aéreas à atleta, Hadassa irá disputar o Campeonato Brasileiro Cadete de Luta Olímpica, em Manaus (AM). A lutadora está bastante confiante e não podia ser diferente, já que é campeã brasileira das Olimpíadas Escolares de 2009 e da seletiva nacional dos Jogos Olímpicos da Juventude deste ano.

A única adversária que Hadassa diz temer é a mineira Jaqueline Carolina. ”Ela é a minha maior desafiante. Espero que não a pegue na minha categoria, que é a de 52 kg”, revela Hadassa. E é bom que esse duelo não aconteça mesmo, assim, a cearense ficará mais perto da classificação para o Pan-Americano Cadete, que acontece em seqüência, entre os dias 15 e 18 de julho, no mesmo local.

O evento será realizado entre os dias 12 e 13 de julho e deve reunir cerca de 70 atletas, entre 15 e 17 anos dos estados do Rio de janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Rondônia. Os campeões brasileiros em cada categoria estarão automaticamente classificados para o Pan.

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves