Atleta cearense entra para a elite brasileira da ginástica rítmica

22 de junho de 2010 - 16:03

Com apenas nove anos, Tárcila Barboza é a mais nova promessa do esporte

Após participar do XV Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que aconteceu em Campo Grande (RJ) entre os dias 17 e 20 de junho, a pequena ginasta cearense Tárcila Barboza (9), voltou para casa com o 8º lugar em duas modalidades, mãos livres e bola. Mas, a grande conquista da atleta foi ter entrado para a elite da ginástica rítmica nacional. Com o resultado, Tárcila poderá competir no Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica, que acontece no segundo semestre deste ano, no Espírito Santo.

Segundo sua treinadora, a professora Ester Azevedo, a conquista de Tárcila é motivo de grande alegria para o esporte cearense. “Acho uma proeza o feito da Tárcila. Agora só resta manter o resultado e torcer para que ela tenha o apoio necessário para participar dos próximos campeonatos”, comemora. A proeza citada pela professora pode ser entendida pela situação que Tárcila enfrentou. Ao todo, 80 ginastas competiram por boas colocações, entre elas, muitas já são reconhecidas nacionalmente.

Entre as próximas competições que Tárcila poderá disputar, Ester já calcula que pela idade da ginasta e a sua atual colocação, ela é uma forte candidata a competir nas Olimpíadas de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.

Além de Tárcila, outras cinco ginastas cearenses dos projetos Mão Amiga e Vilas Olímpicas foram à competição com passagens oferecidas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). 

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101-4415