Tricampeã mundial Ciça do Karatê participa de projeto da Sesporte

24 de maio de 2010 - 09:59

Dona de uma história de vida comovente, a carateca conseguiu conquistar seu lugar no esporte

Uma lição de perseverança no esporte e na vida. Assim pode ser resumida a história da única sul-americana a conquistar um campeonato mundial de karatê no Japão, contra uma japonesa. Este é apenas um capítulo da longa história de vida de  Maria Cecília de Almeida Maia, mais conhecida como Ciça do Karatê. 

E foi para contar um pouco desta história que ela esteve na tarde da última sexta-feira (21), por meio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), no Castelão, onde também foi homenageada pelos cerca de 100 alunos de karatê da Vila do Castelão. Junto com o secretário do esporte, Ferrucio Feitosa, Ciça chegou a treinar com as crianças. 

O karatê mudou radicalmente a vida de Ciça, que chegou a viver nas ruas e a se envolver com as drogas. Mas, ela persistiu e hoje é conhecida por suas conquistas pelo mundo. Atualmente, a atleta é faixa preta no karatê, tricampeã mundial no Japão, tetracampeã sul-americana, pentacampeã brasileira, 12 vezes campeã estadual, campeã no Open de Paris, África do Sul e Angola e tricampeã no Canadá. 

No sábado (21), acompanhada do secretário, Ciça irá ao município de Carnaubal, a 345 km de Fortaleza, na Região da Ibiapaba, onde o projeto Esporte na Minha Cidade realizará dois dias de várias atividades físicas. Serão ações de lazer e esporte, onde os participantes terão acesso à brinquedoteca, mini-jogos, massagens, desafios esportivos, gincanas, avaliações físicas, entre outros. 

Esta é a 21ª edição do projeto, que pretende realizar 60 visitas a outros municípios até o final de 2010. No domingo, o Esporte na Minha Cidade irá proporcionar um dia de atividades de esporte e lazer no bairro Serviluz, em Fortaleza. 

Serviço:
Esporte na Minha Cidade
Data: 21 de maio (sexta-feira)
Local: Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão) – Av. Alberto Craveiro 290
Horário: 15h30

Data: 22 e 23 de maio (sábado e domingo)
Local: Carnaubal
Horário: 8 às 17h

Data: 23 de maio (domingo)
Local: Serviluz (Campo de Futebol – Av. Zezé Diogo c/ Francisco Monte)
Horário: 8 às 17h

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415