Tenista cearense está na final do Campeonato Sul-americano entre Países

21 de maio de 2010 - 12:46

Apoiado pela Sesporte, Thiago Monteiro disputa amanhã (22), a final do campeonato no Paraguai

O tenista cearense Thiago Monteiro, atleta apoiado pela Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) está em Assunção, no Paraguai, disputando o Campeonato Sul-americano  entre Países. Do resultado da competição, apenas as três melhores seleções conquistarão a vaga para a disputa do Mundial Davis Juniors Cup, que será realizada no México, em setembro. O mundial conta com as 24 seleções mais importantes do mundo na categoria 16 anos.

O grupo II, no qual Thiago está disputando, é composto pelas seleções do Paraguai, Brasil, Equador, Peru e Bolívia. Cada seleção é formada por três tenistas, onde a primeira partida de cada país é disputada pelos atletas número 2 ou 3 e a segunda partida é realizada entre os tenistas número 1 de cada país. Thiago Monteiro joga como o tenista número 1 da equipe, o que aumenta de forma considerável a responsabilidade em cada confronto.

Classificado para a final, o tenista cearense venceu até agora todos os confrontos. No primeiro dia, o Brasil venceu o Peru por 3×0, com Thiago Monteiro derrotando Nicholas Osterling, com placar de 6/1 e 7/5. Já a dupla formada entre Thiago Monteiro e Pedro Dumont venceu Arklon Huertas e Bicholas Osterling por 6/3, 6/7 e 6/3.

No segundo dia, o Brasil venceu o Paraguai, time da casa, por 3×0. Thiago Monteiro derrotou Francisco Yim Kim por 6/3 e 6/2. Já a dupla Thiago Monteiro e Gustavo Castro venceu Edilson Palácios e Francisco Yim Kim, com o placar de 6/1 e 6/3.

Na quinta-feira, 20, o Brasil teve que jogar rodada dupla. No primeiro confronto, o Brasil jogou para vencer o Equador pelo placar de 2×1. No primeiro jogo, Gustavo Castro perdeu para David Panta, pelo placar de 3/6, 7/5 e 6/4. Em seguida, Thiago Monteiro empatou o confronto ao vencer Bernardo Casalis por 6/1 e 6/1 e a decisão foi para a dupla, que derrotou a equatoriana por 6/3 e 6/4. No segundo confronto do dia, o Brasil venceu a Bolívia por 3×0.

A grande final será realizada no sábado, 22. O Brasil enfrentará o Chile ou a Argentina. Este torneio, considerado de altíssimo nível técnico, deixou o Brasil sexto lugar no ano passado, não conseguindo a classificação para o mundial do México.

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415