Sesporte divulga calendário regional das Olimpíadas Escolares 2010

3 de maio de 2010 - 18:09

Solenidade de lançamento será nesta terça-feira (4), às 15 horas, no auditório da Secretaria, no Castelão

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) divulga o calendário com o período que deverão ser realizadas as etapas regionais das Olimpíadas Escolares de 2010. A solenidade de lançamento será realizada nesta terça-feira, dia 4, a partir das 15 horas, no auditório da Secretaria. As escolas públicas do interior do Estado deverão adequar as datas de suas competições a partir dos dias previamente estabelecidos pela Sesporte, conforme divulgado abaixo:

Região                                          Período

• Litoral Oeste                                30/06 a 04/07/2010
  • Norte e Ibiapaba                         30/06 a 04/07/2010
  • Litoral Leste / Jaguaribe           07 a 11/07/2010
  • Metropolitana                              07 a 11/07/2010
  • Sertão Central                            14 a 18/07/2010
  • Cariri / Centro Sul                      14 a 18/07/2010
  • Inhamuns                                    24 a 27/06/2010
  • Maciço de Baturité                     24 a 27/06/2010
  • Estadual                                      28/07 a 01/08/2010
  • Fortaleza                                      Fins de semana de maio e junho

Ao todo, mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará participam da competição que segue dividia em três fases: Municipal, Regional e Estadual. Na primeira, cada município realiza disputa entre as escolas para a indicação da representante municipal em cada uma das modalidades e em cada uma das categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).

Já na fase Regional, os municípios de cada região disputam entre si para a definição das escolas vencedoras (nas modalidades coletivas) e dos estudantes vencedores (nas modalidades individuais) que irão representar a região. Esta fase está dividida em nove etapas regionais: Litoral Oeste; Norte / Ibiapaba; Litoral Leste / Jaguaribe; Metropolitana; Sertão Central; Cariri / Centro Sul; Inhamuns; e Maciço de Baturité.

Para concluir a etapa estadual, a grande final, realizada em Fortaleza, envolve os vencedores de cada região nas nove modalidades. Após quatro dias de disputa, são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares na categoria 12 a 14 anos, que este ano será sediada em Fortaleza, e na categoria 15 a 17 anos, em Goiânia.  A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.

De acordo com o coordenador de eventos do COB, Edgar Hubner, cerca de 20 mil escolas participam das seletivas municipais e estaduais em todo o país, totalizando aproximadamente um milhão de estudantes. No ano passado, cerca de 900 escolas disputaram a etapa nacional das olimpíadas, com aproximadamente 20 mil participantes. O programa de competição das Olimpíadas Escolares reunirá as seguintes modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.  As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo.

Competência e período de realização das etapas

Etapa              Competência                                Período

• Interclasse     Escola                                           Abril e Maio
  • Municipal        Prefeitura                                      Maio e Junho