Esporte na Minha Cidade leva Natália Falavigna para Antonina do Norte

30 de abril de 2010 - 13:45

Medalhista olímpica e campeã mundial de taekwondo chega ao município neste sábado

O projeto Esporte na Minha Cidade chega neste final de semana ao município de Antonina do Norte, com a participação da medalhista olímpica e campeã mundial de taekwondo, Natália Falavigna. A atleta visita o município no sábado (1º de maio) pela manhã, na companhia do secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, e da caravana esportiva que tem movimentado o Interior do Estado. No domingo, os moradores do bairro Messejana também receberão as atividades esportivas e de lazer do projeto Esporte na Minha Cidade.

Promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), o projeto tem como objetivo mostrar a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas, além de proporcionar aos jovens cearenses a oportunidade de conhecer importantes atletas brasileiros. 

Com a visita a Antonina do Norte o projeto chega a sua 18ª edição. A meta da Sesporte é completar 60 municípios até o final do ano. Já foram contemplados os municípios de Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Icó, Tianguá, Santa Quitéria, Morada Nova, Brejo Santo, Campos Sales, Cascavel, Caridade, Missão Velha, São Benedito e Madalena. Neste mês de abril, o projeto ampliou suas atividades para os bairros de Fortaleza e já levou a caravana esportiva para o Conjunto Ceará e o Pirambu.

Entre os atletas que já participaram das visitas estão: o “furacão da Copa de 70”, Jairzinho; o ex-campeão mundial de boxe, Acelino “Popó, o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; e o mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama.

Quem é Natália Falavigna:
Com um vasto currículo de prêmios e recordes, Natália Falavigna (25) está entre as maiores lutadoras de artes marciais do mundo, sendo a maior medalhista na história do esporte no país. Ela é a única atleta brasileira medalhista olímpica no taekwondo e também a única atleta campeã mundial de taekwondo. Foi eleita seis vezes a melhor atleta de taekwondo do Brasil, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e ainda é a atleta brasileira da modalidade com maior número de medalhas internacionais.

Sua primeira competição internacional foi o Campeonato Mundial Juvenil, em 2000, disputado na Irlanda, onde sagrou-se campeã e conquistou a primeira medalha de ouro do país em campeonatos mundiais. Em 2002, ficou com a prata no Campeonato Mundial Universitário (EUA) e na Copa do Mundo de Taekwondo (Japão), além da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos (Brasil). Com esses resultados Natália ganhou o Prêmio Brasil Olímpico (Oscar do esporte brasileiro), ao ser eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor atleta de taekwondo do país, título que veio a conquistar outras cinco vezes.

Em 2004, conseguiu o 4º lugar nas Olimpíadas de Atenas, o melhor resultado do taekwondo em participações olímpicas até então. No ano seguinte, venceu o Campeonato Mundial em Madrid, na Espanha, tornando-se a primeira campeã mundial de taekwondo do país. Ela é a única brasileira com títulos mundiais nas categorias juvenil, adulto e universitário. Em 2008, Natália torna-se a primeira medalhista olímpica do Brasil no taekwondo.

Principais títulos: ouro no Aberto da Alemanha e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim – China (2008); bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo – China, prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e ouro na Seletiva Olímpica Pan-americana – Colômbia (2007); bronze do Aberto da Holanda, campeã do Aberto da Bélgica, campeã Mundial Universitária – Espanha, campeã do Korea Open International Championships – Coréia do Sul, prata no Campeonato Pan-americano de Taekwondo – Argentina e ouro nos Jogos Sul-americanos – Argentina (2006); campeã Mundial de Taekwondo – Espanha (2005); prata na Seletiva Olímpica pan-americana – México e 4° lugar nas Olimpíadas de Atenas – Grécia (2004); ouro no I Torneio Ibero-Americano – Espanha e prata na Universíade/Olimpíadas Universitárias – Coréia do Sul (2003); prata no Campeonato Mundial Universitário – EUA, prata na Copa do Mundo de Taekwondo – Japão e campeã dos Jogos Sul-Americanos do Rio de Janeiro – Brasil (2002); bronze no Pan-americano juvenil de Taekwondo – Chile e no Campeonato Mundial de Taekwondo – Coréia do Sul (2001) e ouro no Campeonato Mundial Júnior de taekwondo (2000).

Serviço:
Esporte na Minha Cidade
Data: 1º de maio (sábado)
Local: Antonina do Norte
Horário: 8 às 17h

Data: 2 de maio (domingo)
Local: Messejana
Horário: 8 às 17h

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Edna Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415