Silvana Lima avança na Nova Zelândia

16 de abril de 2010 - 08:18

A surfista cearense é bolsista de Alto Rendimento da Sesporte

No duelo da juventude contra a experiência, a cearense Silvana Lima levou a melhor, ontem, sobre a australiana Amee Donohoe e avançou para as quartas-de-final da etapa do Circuito Mundial de Surf na Nova Zelândia, nas ondas de Fitzroy Beach.

A atleta nativa da cidade de Paracuru confirmou o favoritismo na sua bateria e superou Donohoe nas boas ondas de 3-4 pés (entre três a quatro metros)que agitaram Fitzroy Beach.

Silvana disputou o último confronto do dia, e teve trabalho para superar a experiente Donohoe. A vitória sobre Amee foi por 11,67 a 10,44 pontos e a cearense agora vai tentar quebrar um tabu no ASP Tour 2010. Nas duas primeiras etapas ela parou em Chelsea Hedges nas quartas de final e terá que encarar a australiana outra vez.

Donas da casa

As duas representantes da Nova Zelândia na etapa que marca a estreia do país no Circuito ASP Women´s Tour também estão nas quartas de final. Paige Hareb vingou as derrotas sofridas para Rebecca Woods nas duas primeiras etapas da temporada. Mas a grande surpresa foi a convidada Sarah Mason, que barrou a tricampeã mundial e também número 1 invicta nesta temporada, Stephanie Gilmore.

Outra competidora sul-americana que se deu bem nos mares neozelandeses foi a peruana Sofia Mulanovich. Coincidentemente, ela somou igual número de pontos da surfista cearense, 11,67, e venceu a francesa Lee Ann Curren. Sofia agora vai enfrentar o grande destaque da etapa, Sally Fitzgibbons. A jovem australiana foi a recordista do primeiro dia em Taranaki, com 17,26 pontos, e em Fitzroy Beach ampliou a marca para 18,07 pontos, de 20 possíveis. Esta é a primeira vez que as duas se encontram este ano. A peruana defende a vice-liderança do ranking e Fitzgibbons chegou em quinto na Nova Zelândia.

Rivalidade

Os dois confrontos das representantes da América do Sul, Silvana e Sofia, contra as australianas Chelsea e Sally vão definir a segunda semifinal do ASP Women´s Tour 2010. Já a primeira vaga da penúltima fase será disputada por duas representantes do Havaí e pelas donas da casa.

A havaiana Melanie Bartels, que eliminou a paranaense Bruna Schmitz na primeira bateria, abrirá as quartas com a também havaiana Carissa Moore, que fez 17 pontos para ganhar outra bateria caseira contra Coco Ho.

A segunda quarta-de-final vai dividir a torcida local. De um lado, a top da elite mundial, Paige Hareb, que conseguiu superar a australiana Rebecca Woods pela primeira vez no ano. Do outro, a dona da maior façanha da temporada 2010, Sarah Mason, a convidada da Nova Zelândia para esta etapa inédita em seu país, que barrou Stephanie Gilmore com placar apertado: 14,03 a 13,66 pontos.

Confrontos

Para ratificar a programação desta sexta-feira da etapa do Mundial na Nova Zelândia, as surfistas havaianas Melanie Bartels e Carissa Moore serão as primeiras a competir nas ondas de Fitzroy Beach. Depois teremos os confrontos entre Paige x Sarah Mason; Sofia x Sally Fitzgibbons; e Silvana x Chelsea.

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste – 16/04/2010)