Bolsista de Alto Rendimento da Sesporte parte em busca de título mundial

14 de abril de 2010 - 09:19

Isabela Sousa nicia em Búzios sua jornada em busca da inédita conquista para o bodyboarding do Ceará

O ano de 2010 começa bem para a cearense e bolsista de alto rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) Isabela Sousa. Após terminar o ano de 2009 entre as cinco melhores atletas do mundo, a bodyboarder parte com tudo em busca de seu primeiro título mundial. Bastante focada em busca da inédita conquista para o bodyboarding do Ceará, a batalha de Isabela em busca do tão sonhado caneco começa no mês de maio, na disputa da primeira etapa do circuito mundial.

O Buzios Bodyboarding 2010, será a primeira parada do tour mundial e Isabela parte com a vantagem de competir em seu país para abrir vantagem no ranking mundial. A etapa brasileira, acontece entre os dias 05 e 09 de maio, na Praia de Geribá, e oferece 1500 pontos no ranking mundial, sendo uma das três mais importante do ano no circuito feminino. “Estou bem ansiosa para o circuito mundial começar. O ano de 2009 foi maravilhoso, terminei a temporada com uma vitória no mundial das Ilhas Canárias e isso me motivou para a conquista do título em 2010”, afirma Isabela, que ainda completa. “A preparação está sendo a mesma dos anos anteriores: treinamento tático e preparação física. A única diferença é que ainda estou contando com acompanhamento psicológico desde janeiro”.

A preocupação com o desempenho é muito grande, tanto que a atleta passou a investir mais em sua preparação como ela mesma aponta. Desde sua vitória nas Ilhas Canárias, um dos eventos mais tradicionais do circuito, Isabela começou a perceber que poderia traçar caminhos mais altos no esporte e até mesmo lutar pelo título mundial.

Ciente disso, a atleta sabe que precisa ter um bom desempenho já em Búzios para partir com tudo para o restante da temporada. “Búzios é um lugar lindo e onde eu me sinto bem a vontade. Ano passado terminei em terceiro e esse ano sem dúvida vou com tudo. Podem esperar uma Isabela determina para dar o melhor de si”, afirma.

O fato do evento ser no Brasil é uma vantagem para a atleta, que mesmo não sendo local tem bastante conhecimento da onda. “Ano passado o mundial iniciou no Havaí e esse ano será no Brasil, especificamente no Rio, um lugar que eu tenho muita intimidade. Acho que não só eu, como todas as brasileiras estão entusiasmadas para este evento”.

Questionada sobre suas metas para este ano a atleta não pensa duas vezes. “O foco é o mundial, meu objetivo é o título mundial”, encerra. Após vencer o evento das Ilhas Canárias e vencer até os homens em uma sessão especial em uma etapa do tour mundial em Sintra, Portugal, o título mundial parecer ser apenas questão de tempo para a atleta que já deu e ainda dará muitas alegrias aos brasileiros.

PRINCIPAIS TÍTULOS
2005 – Campeã Brasileira Amadora. (De cinco etapas venceu quatro, com apenas 15 anos)
2006 – Campeã Latino-Americana, com apenas 16 anos
2006 – Vice-Campeã Brasileira Profissional
2006 – Top 10 do Circuito Mundial
2007 – Vice-Campeã Latino-Americana
2007 – Vice-Campeã Brasileira Profissional
2007 – Top 16 do Circuito Mundial
2008 – Bicampeã Latino-Americana
2008 – Vice-Campeã Brasileira Profissional
2008 – Top 03 do Circuito Mundial
2009 – Campeã Pan-Americana
2009 – Vice-Campeã Brasileira Profissional
2009 – Top 04 do Circuito Mundial

Perfil Isabela Sousa
Nome Completo: Isabela de Sousa Silva.
Data de Nascimento: 15-12-1989.
Naturalidade: Brasileira, estado do Ceará.
Anos de Bodyboard: 9 (Outubro de 2001).
Competição ou free-surf?  Competição.
PATROCÍNIOS / CO-PATROCÍNIOS: PENA, GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, GÊNESIS E HYDROFINS.
Local de treinos: Praia do Icaraí – CE.
Onda favorita: São Conrado – RJ, Icaraí (CE) e Pipeline (HAV).
Manobra favorita: ARS.
Viagens realizadas: Chile, Equador, Litoral Brasileiro, Austrália, Portugal, Espanha, Venezuela, Ilhas Canárias (ESP), Hawaii e México.
Viagem de sonho: Indonésia.