Bolsistas de Alto Rendimento da Sesporte são selecionados para Projeto Rio 2016 de triathlon

7 de abril de 2010 - 13:37

Iuri Vinuto, Flávio Queiroga e Sammia Deyse serão apoiados em competição nacionais e internacionais

Os investimentos da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) no triathlon cearense estão rendendo importantes conquistas. A mais recente delas é que três bolsistas de alto rendimento da Sesporte – Iuri Vinuto (17), Flávio Queiroga (19) e Sammia Deyse (17) – foram selecionados pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para fazer parte do Projeto Rio 2016. Ao todo, foram escolhidos 10 atletas em todo o país, das categorias Sub-23 e Júnior, com resultados destacados em 2009. No próximo dia 11 de abril, eles competirão na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon, no dia 11. De lá, eles seguem para o México para disputar a Triathlon World Cup, dia 18 de abril.

De acordo com a CBTri, os atletas serão apoiados para a participação em competições nacionais e internacionais visando dar oportunidade de desenvolvimento para os jovens atletas, além de maior experiência internacional. Os atletas do projeto pontuarão normalmente para o ranking nacional e poderão ser chamados para a Seleção Brasileira de Triathlon a qualquer momento.

Sammia, Iuri e Flávio fazem parte do Projeto Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Sesporte, que apoia os atletas que possuem resultados expressivos no ranking nacional e internacional. Atualmente, 50 esportistas cearenses recebem o benefício, fortalecendo o esporte estadual e incentivado conquistas muitas vezes inéditas para o Ceará.

Os três foram campeões dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Triathon no ano passado, sendo a Sammia e o Iuri na categoria 16-17 anos e o Flávio, na categoria Júnior. Eles treinam diariamente no Campus do Pici com outros 200 jovens triathletas do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte em parceria com a Sesporte, que oferece atividades esportivas no contra-turno escolar a crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado.

Investimentos da Sesporte no triathlon cearense
A Sesporte já investiu mais de R$ 160 mil no triathlon cearense, tanto no apoio para a realização de eventos, como na viabilização da participação dos atletas locais em competições nacionais e internacionais. Além disso, um total de 172 atletas já foram beneficiados com a Bolsa Esporte e Bolsa Atleta de Alto Rendimento. Também foram concedidas 38 passagens aéreas para disputas fora do Estado.

Revelações do Bolsa Atleta de Alto Rendimento:
Nome: Sammia Deyse Alves Santiago (17)
Principais Resultados: Campeã Sul-Americana de Triathlon e Campeã Brasileira de Triathlon em 2009.

Nome: Iuri Vinuto Josino (17)
Principais Resultados: Campeão Sul-Americano de Triathlon, Campeão Brasileiro de Triathlon em 2009.

Nome: Flávio da Silva Queiroga (18)
Principais Resultados: Campeão Sul-Americano de Triathlon, Campeão Brasileiro de Triathlon Júnior em 2009.

Revelações do Triathlon do Projeto Segundo Tempo:
Raimundo Ivan de Souza Filho (9) – campeão sul-americano
Maria Eduarda Moiano da Silva (10) – campeã sul-americana
Brenda Alice Teleciro (11) – campeã sul-americana
Kauê Moiano da Silva (12) – campeão sul-americano
Elígio Brendon Teleciro (15) – tricampeão brasileiro e vice do sul-americano
Flávio da Silva (18) – campeão brasileiro e sul-americano
Evilásio Oliveira Nascimento (20) – campeão sul-americano
Verônica Oliveira de Menezes (30 -34) – campeã sul-americana

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Edna Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976