Bolsista de Alto Rendimento viaja para disputa em torneios na Itália

6 de abril de 2010 - 10:03

Thiago Monteiro busca pontos para a disputa dos torneios GrandSlam, Juvenil de Roland Garros e Wimbledon

O tenista cearense Thiago Monteiro segue viagem para a Itália em busca de novas conquistas em torneios ITF 18 anos. O primeiro deles será o  27th International Tournament of Salsomaggiore, entre os dias 26 à 02 de maio. No dia 9 de abril, o bolsista de alto rendimento da Secretaria do Esporte do Estado  (Sesporte) segue nas disputas do 18th International Junior Tournament Citta” Di Prato. Em seguida, será a vez do 32nd Torneo Internazionale ‘Citta” Di Santa Croce’ Mauro Sabatini, realizado em Piza, de 10 a 16 de maio. Com as competições, Thiago Monteiro busca conquistar pontos importantes para alcançar a classificação para a disputa dos GrandSlam, Juvenil de Roland Garros e Wimbledon, grandes torneios internacionais que até hoje jamais foi disputado por um tenista cearense.

O tenista Thiago Monteiro, 15 anos, encerrou a participação pela categoria 16 anos tendo conquistado os cinco mundiais disputados em 2010 na Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Brasil (Banana Bowl).  Com os resultados, Thiago garantiu sua participação na Gira – Européia para disputar seis torneios de 16 anos pela Europa. Mesmo com a classificação, o alto nível do tenista cearense o credenciou para disputas de um nível maior. Seguindo os conselhos de seu técnico Larri Passos, o atleta optou por disputar os torneios acima descritos já na categoria 18 anos, ITF.

Em toda a sua trajetória, o bolsista de alto rendimento da Sesporte só disputou quatro torneios de nível ITF e ocupa atualmente a posição de número 385. Para que ele possa disputar os torneios de Grandslam é necessário que ele fique entre as 80 primeiras posições. Ao todo, no Nível ITF, existem cerca de 1800 tenistas. Durante a disputa do Gerdau em Porto Alegre, Thiago venceu na 1ª. Rodada o no. 100 e na 2ª. Rodada ele venceu o no. 15 do mundo, conquistando assim a maior vitória da sua carreira, melhorando sua posição em 212 posições.