Uma das mais modernas pistas de skate do Brasil será inaugurada nesta terça (23) em Fortaleza

24 de março de 2010 - 08:33

Estado firma a 1ª gestão brasileira de expansão da modalidade.

Uma das mais modernas pistas de skate do País será inaugurada, nestaterça-feira (23), às 19 horas, no Parque Ecológico do Cocó, com a presença dogovernador do Estado Cid Gomes, do pentacampeão mundial de skate Sandro Dias – o’Mineirinho’, e do secretário do Esporte do Estado FerruccioFeitosa.

O skatepark do Cocó contempla 1200m² de área mix dos trêscircuitos do skate: Street, Rampa e Cápsulas Banks, que permitem manobrasradicais em bancos, corrimões, muretas, escadas, rampas, buracos, barrancos eparedes. ‘É sem dúvida muito importante darmos oportunidade para os jovensgastarem suas energias de forma saudável”, valoriza Cid Gomes.

Ainiciativa do Governo do Estado é pioneira no País por firmar a primeira gestãobrasileira na expansão e no desenvolvimento social da modalidade. Ao todo, são23 pistas de skate distribuídas entre as nove macrorregiões do Ceará. ‘Adistribuição pelos municípios foi realizada observando condições estruturais epopulacionais, através de índices como o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano,e o IDM – Índice de Desenvolvimento Municipal”, observa Ferruccio Feitosa.

Pistas de skate em 22 municípios

Além daskatepark do Cocó, outros 22 equipamentos esportivos estão distribuídos nosseguintes municípios: Maracanaú, Aquiraz, São Benedito, Camocim, Crateús,Mombaça, Quixadá, Aracati, Jaguaribe, Crato, Amontada, Maranguape, Caucaia,Juazeiro do Norte, Campos Sales, Tauá, Canindé, Limoeiro do Norte, Iguatu,Forquilha e Brejo Santo. Em Fortaleza, também será construída a pista de skatede 400m² na Vila Olímpica do Conjunto Ceará.

“Vejo o skate como umaoportunidade fantástica de crescimento dos jovens, uma ferramenta de inclusãosocial e de melhoria na qualidade de vida. O skate estimula o domínio do corpo eda mente, equilíbrio e coordenação motora, disciplina, criatividade, velocidade,concentração e auto-confiança. Aprender com o skate, com o cair e o levantar, éaprender para a vida”, completa.

O ex-presidente da União Brasileirade Skate (UBN) César Girão, e praticante há 34 anos dos shapes em rampas ecorrimões, comemora o novo momento do skate e torce pela dimensão nacional doprojeto cearense. “Em breve, muita coisa boa irá rolar no Ceará”, estima.

De acordo com Fernando Casasco, o “Frewka”, diretor da FlyRampSkateparks, o Ceará concentrará o segundo maior pólo do skate no País.’Atrás apenas de São Paulo”, revela.

Sandro Dias, o”Mineirinho”: pentacampeão mundial de skate

Sandro Dias,mais conhecido como ‘Mineirinho’, tem 35 anos e é paulista de SantoAndré (SP). No currículo, os títulos de Pentacampeão mundial pela World CupSkateboarding (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007), de Tricampeão europeu (2001, 2003e 2005) e detentor da medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006).

Além de ser conhecido como “Rei do 540”, Sandro Dias também senotabilizou por ser o primeiro skatista da história a acertar a manobra 900º emuma volta de competição.

SERVIÇO
Inauguração doSkatepark do Cocó
Dia: 23 de março
Horário: 19 horas