Ministério do Esporte realiza controle social do Segundo Tempo

24 de março de 2010 - 08:26

Objetivo é acompanhar a execução do programa, apontar distorções e propor ações em defesa do interesse público.

A partir desta terça-feira (23) o Ministério do Esporte, por meio da Fundação Almir Pinto, inicia o processo de avaliação dos 233 núcleos do Programa Segundo Tempo no Ceará. O objetivo é promover o controle social do programa, ou seja, acompanhar a sua execução, avaliar, apontar distorções e propor ações em defesa do interesse público. Antes de entrar em campo, os 20 profissionais responsáveis pela visita aos núcleos receberam capacitação sobre como funciona o programa, bem como orientações sobre o controle social, nesta segunda-feira, no Estádio Plácido Castelo.

Os avaliadores farão aplicação de questionário que contemplará aspectos como infraestrutura, funcionamento, adequação do público-alvo, recursos humanos envolvidos, reforço alimentar, uniforme e materiais esportivos, entre outros.

“Após essa etapa, nós apresentaremos ao Ministério do Esporte um relatório mostrando como se encontra cada núcleo”, explica o diretor administrativo da Fundação Almir Pinto, Sérgio Rufino. Segundo ele, o relatório também será encaminhado para a Controladoria Geral da União até o próximo dia 10 de abril. “Além disso, com base no relatório a Secretaria do Esporte do Estado vai fazer uma avaliação geral do programa no Ceará”, completa.

Programa Segundo Tempo

O programa Segundo Tempo é uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, que visa democratizar o acesso à prática esportiva nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do nosso estado.

O Segundo Tempo é o maior projeto do Ministério do Esporte no Ceará, com  233 núcleos nos 184 municípios do estado, atendendo mais de 46 mil crianças e adolescentes.