Sesporte promove mini-torneio de atletismo com a presença do maratonista Vanderlei Cordeiro

27 de fevereiro de 2010 - 00:17

Parte do projeto Esporte na Minha Cidade, o evento será realizado nesta sexta-feira, dia 26

Tarde animada na Vila Olímpica de Messejana. Nesta sexta-feira, dia 26, o projeto “Esporte na Minha Cidade”, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), realizará um mini-torneio de atletismo envolvendo cerca de 200 jovens atletas das Vilas Olímpicas do Estado. O evento contará ainda com a presença de um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o maratonista Vanderlei Cordeiro que veio ao Ceará especialmente para participar do projeto.

Com início marcado para as 15 horas, o evento contará com disputas de Salto em Altura, Salto em Distância, Corrida de 60 metros com barreiras, Lançamento de Dardo e Corrida de 50 metros. Ao todo, serão realizadas oito baterias de cinco crianças, envolvendo cerca de 40 alunos e três professores em cada uma das modalidades. Entre os atletas estão o campeão do Pentatlon Cearense, Auremilson Barros; a campeã cearense de Lançamento de Martelo da categoria Menor, Maria Hildane; e o vice-campeão cearense Menor dos 100 metros, Rafael Fortuna.

A ação busca trazer traz para a capital cearense uma prévia do que vem ocorrendo no interior cearense, onde o projeto tem integrado e incentivando jovens atletas cearenses através da troca de experiências esportivas e pessoais com grandes nomes do esporte brasileiro. No sábado, Vanderlei Cordeiro segue viagem com o “Esporte na Minha Cidade” para Morada Nova.

O Projeto – A cada fim de semana, um município cearense recebe dois dias de atividades e uma caravana completa com atividades formativas, de lazer, cultura e esportivas em mais de 10 modalidades. Ao todo, mais de 30 mil pessoas já participaram do “Esporte na Minha Cidade” nos nove municípios já visitados desde os dias 12 e 13 de dezembro de 2009. Com o objetivo de percorrer 60 cidades até o fim de 2010, o projeto tem levado a conscientização sobre a importância da prática esportiva por todo o Estado, sempre contando com a presença de medalhistas olímpicos e mundiais.

Vanderlei Cordeiro – Ex-maratonista brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima foi um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. Ajudado por alguns espectadores da corrida, retornou a prova e ainda conseguiu garantir a medalha de bronze. Seu espírito esportivo e humildade após a prova garantiram ainda a Medalha Pierre de Coubertin, concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional.

Serviço:
Data: 26/02/2010
Hora: 15h
Local: Pátio Vila Olímpica de Messejana
(Avenida Washington Soares, s/n – próximo ao Liceu)

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976