Railson da Cruz está na equipe permanente do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível

21 de janeiro de 2010 - 08:41

O cearense é bolsista de alto rendimento da Sesporte

Um sonho herdado do irmão e com sobrenome de ícone. Railson da Cruz divide com Joaquim Cruz, primeiro atleta brasileiro a ganhar medalha de ouro olímpica em prova de pista, o sobrenome e a paixão pela modalidade. Bolsista de alto rendimento da Sesporte, o jovem atleta acaba de dar um passo importante em sua trajetória, passando a integrar a equipe permanente do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível – CNT Caixa/Sesi -, instalado na Vila Olímpica de Gravatás, em Uberlândia (MG).

A convocação marca o atletismo cearense que, nas mãos de Railson, tem a chance de representação no evento esportivo mais importante do mundo. 'O CNT preparará os atletas convocados para representar o País nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro', informa o técnico Jaques Guimarães.

Mas nada foi conquistado à toa. Nas últimas competições, o bolsista foi ouro e recorde na etapa do N/NE Caixa, ouro no Brasileiro Caixa Juvenis no Estádio da Unifor, prata no lançamento do disco e bronze no arremesso de peso no Brasileiro Adulto (Recife/PE), bicampeão sul-americano menor, ouro no Brasileiro Escolar 2008 (Paraíba) e prata na primeira etapa do N/NE Caixa.

Vocação que vem do interior
Natural de Russas, Railson da Cruz vem de um município que tem revelado promessas cearenses no atletismo. Sob o treinamento de Jaques Guimarães, também são de lá destaques como Josué Costa, líder do ranking nacional da CBAt na categoria menor, Bruno Evangelista, campeão brasileiro no lançamento do dardo, e Rebeca Rafael, vice-campeã brasileira infantil no salto em altura. Ao lado dos treinamentos, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) também tem participado do crescimento das jovens promessas com o apoio e incentivo à participação em competições através de benefícios como o bolsa esporte e de passagens aéreas.

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / 8732.1976