“Projeto “”Esporte na Minha Cidade”” segue viagem e chega a Quixadá “

19 de dezembro de 2009 - 17:01

A população de Quixadá contará ainda com a presença da velejadora olímpica, Isabel Swan

Depois do sucesso em Limoeiro do Norte, agora é a vez de Quixadá receber o projeto 'Esporte na Minha Cidade'. Durante o próximo fim de semana, dias 19 e 20, o município do Sertão Central cearense será a segunda cidade visitada pelo projeto realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Até o final de 2010, a Sesporte vai movimentar 53 cidades do interior do Ceará.

Durante dois dias, a população de Quixadá terá a oportunidade de participar de atividades esportivas, gincanas culturais, cursos de capacitação e oficinas ligadas ao desenvolvimento esportivo. No total, serão fornecidas ações em mais de 15 modalidades esportivas, brinquedoteca, arenas para mini-jogos, locais para jogos de tabuleiros e apresentações artísticas.

Entre os principais objetivos do 'Esporte na Minha Cidade' está a conscientização da população sobre a importância do esporte, através da realização de atividades esportivas, de lazer e formação.  Na abertura da primeira edição do 'Esporte na Minha Cidade', realizado em Limoeiro do Norte, o governador Cid Gomes ressaltou a importância do esporte e da educação na formação de jovens cidadãos. 'A grande parte dos problemas de insegurança e violência são por falta de investimentos na educação, no esporte e na cultura', destacou o governador.

O jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert, que participou do projeto em Limoeiro do Norte, ressaltou a força do esporte no combate à criminalidade e desenvolvimento humano. 'O mais importante é dar oportunidade para as pessoas conhecerem o esporte. Conhecendo o esporte, certamente as crianças vão se livrar das drogas e da criminalidade', ponderou.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Desta vez, quem participará do evento é a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas da China em 2008, Isabel Swan. No sábado, a atleta vai acompanhar a caravana da Sesporte e conversará com a população local sobre suas experiências esportivas e pessoais. Em seguida, distribuirá autógrafos e irá tirar fotos com a população. A atleta olímpica começou a velejar aos oito anos de idade e é atualmente um dos principais nomes da Classe Lazer Radial. Entre as principais conquistas estão a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, onde garantiu a primeira medalha da vela feminina conquistada pela delegação brasileira, o tricampeonato Brasileiro, (2005, 2006 e 2007) e o bicampeonato sul-americano (2004 e 2006).