Cearense Luiz Altamir brilha nas águas do Equador

6 de dezembro de 2009 - 23:34

O jovem fenómeno das piscinas conquistou quatro medalhas ganhas nos Jogos Sulamericanos Escolares

O talento e a técnica do jovem nadador cearense, Luiz Altamir já ultrapassa fronteiras. O atleta de 13 anos, foi um dos destaques nas disputas dos Jogos Sulamericanos Escolares, concluídos na ultima sexta-feira, dia 4, no Equador. O nadador fechou sua participação na competição com um total de quatro medalhas conquistadas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

O principal destaque da natação cearense e um dos melhores do Brasil em sua modalidade, Altamir brilhou na cidade equatoriana de Loja, onde aconteceram as olimpíadas escolares da América do Sul, que envolveu atletas de faixa etária de 12 a 14 anos de vários países.

Na sua primeira participação, logo na prova dos 100 metros Borboleta, uma de suas especialidades, ele não deixou por menos e arrancou o primeiro ouro nas águas equatoriano com o tempo de 57 segundos e 07 centésimos.

O segundo ouro de Altamir foi obtido na competição de revezamento 4×50 Livre. As medalha de prata foi conquistada nos 100 metros Livre, com o tempo de 53 segundos e 16 centésimos. Já o bronze veio com a disputa da prova dos 50 metros Borboleta, em que ele fez 26 segundos e 89 centésimos.

Convocação

Com apenas 13 anos de idade, Luiz Altamir vem acumulando vitórias ao longo de sua curta trajetória de conquistas. A convocação foi fruto de seus resultados na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, em que a Sesporte levou toda delegação cearense para Poços de Caldas (MG). Lá, o jovem fenômeno conquistou ouros nos 100m Livres e 100m Borboleta, além do bronze nos 50m Borboleta. Altamir foi destaque cearense na competição em Minas e sobressaiu-se ainda mais na disputa do Brasileiro Infantil, que aconteceu em junho.

O nadador ganhou ouro nas três provas que participou, quebrando recorde da categoria em suas duas especialidades, os 100m Livres e Borboleta.