Gabriel Browne receberá apoio para disputar Circuito Mundial de Windsurf

1 de dezembro de 2009 - 09:05

Empresa promotora das etapas de Ilhabela e Fortaleza do Circuito Mundial da classe Formula apoiará o jovem atleta, campeão do Wind Brasil neste domingo, na temporada 2010

Fortaleza (CE) – Depois de ter vencido, neste domingo, o Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, firmado seu nome como o primeiro brasileiro a vencer a competição em 13 edições e assumido a vice-liderança do ranking mundial, o cearense Gabriel Browne tem um motivo a mais para comemorar. A Arrow Marketing, empresa promotora do evento, anunciou que vai apoiar o velejador na temporada 2010.

‘Vamos fornecer o suporte para que ele possa disputar a maioria das etapas do calendário internacional do ano que vem’, afirmou Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing. ‘Vamos iniciar com o Gabriel o mesmo trabalho que realizamos há anos com o Wilhelm Schurmann (catarinense bicampeão mundial da classe Formula Light e dono de 23 títulos nacionais)’, avisou o executivo.

Sanford disse que a empresa resolveu patrocinar Biel, como o representante do Ceará é chamado por familiares e velejadores, porque, segundo ele, o atleta tem potencial para conquistar o título mundial. ‘O Gabriel é um puro sangue, membro de uma família de campeões, e merece nosso apoio’, lembrou o diretor da Arrow Marketing, referindo-se ao irmão do atleta, Marcílio Browne Neto, o Brawzinho) campeão do mundo em 2007 na categoria Freestyle, ao pai Marcílio Browne Filho, nove vezes campeão brasileiro e ao tio Nelson Browne, que tem no currículo diversos títulos nacionais e regionais.

Gabriel Browne afirmou que o apoio que irá receber será de fundamental importância para ele competir com igualdade de forças com os melhores do mundo. ‘Vai facilitar muito o meu objetivo de ser campeão mundial, pois terei a possibilidade de participar de todos eventos importantes do circuito’, declarou. Biel ocupa a segunda colocação nos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), com 176 pontos, 8,5 a menos que o líder Alberto Menegatti, da Itália. Ele é o mais jovem top 10 do ranking mundial.

Em Fortaleza, Biel venceu alguns dos maiores atletas da atualidade, entre eles o atual campeão mundial, o australiano Steve Allen, que terminou em terceiro, e o polonês Wojtek Brzozowski, vice-campeão mundial e quinto na capital cearense.

Coração valente – Ela é francesa, mora na Nova Caledônia (possessão da França na Oceania) e compete representado a Armênia. Sarah Hebert, 25 anos, passou 45 dias no Brasil e garantiu ter ficado maravilhada com a beleza e o povo hospitaleiro do país. Neste período, participou e venceu, na categoria Feminina, as duas etapas do Mundial organizadas pela Arrow Marketing em águas brasileiras: o Wind Brasil Ilhabela, em outubro, e o Wind Brasil Fortaleza, encerrado domingo. Ela também visitou Foz de Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife e o litoral pernambucano, Santarém (PA) e Manaus (AM).

‘O Brasil é um país muito feliz, bonito e com um povo muito amável, que adora festa. Sem falar que é um lugar maravilhoso para velejar. A Ilhabela e Pernambuco são lugares muito bons para se praticar o windsurf e Fortaleza mostrou porque é considerada um dos melhores lugares do mundo para nosso esporte’, avaliou Sarah, que veleja há sete anos e tem no currículo o título de campeã européia de 2006.

Sarah Hubert contou que compete pela Armênia, pois a Federação Francesa de Windsurf não permite que ela represente o país da Europa. O motivo é que a atleta teve um problema de coração há dois anos, que a obrigou implantar um pequeno desfibrilador no peito. ‘Eu tive uma arritmia cardíaca quando tinha 23 anos e uso este aparelho para que, se tiver novamente, ele possa corrigir meus batimentos’, explicou a velejadora.

Apesar de estar sempre alerta com o coração, a velejadora disse que leva uma vida normal e que compete pelo mundo sem ter nenhum problema. ‘Faço tudo, inclusive pratico um esporte que demanda muito esforço. O desfibrilador é só para alguma emergência’, afirmou Sarah Hubert, que se comprometeu a voltar em 2010 para competir em Ilhabela, em Fortaleza e também em Búzios, que pela primeira vez receberá o evento organizado pela Arrow Marketing.

Eleições – O dirigente cearense Teka Lenz foi reeleito por aclamação, neste final de semana, presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). Teka concorria em chapa única e estará à frente da entidade no biênio 2010/2011, em seu terceiro mandato consecutivo. ‘A meta para os dois próximos anos é consolidar ainda mais o esporte, sempre pensando em trazer para o Brasil o máximo de competições internacionais de todas as classes e, assim, abrir espaço para nossos atletas e aumentar o intercâmbio’, afirmou.

Wilhelm Schurmann, 33 anos, um dos mais experientes velejadores de prancha à vela do país, elogiou a escolha de Teka Lenz para continuar no comando da ABWS. ‘Entre zero a cem por cento? Achei 200% a permanência dele, que organizou nossa associação de uma forma que há muito tempo não acontecia. Sem falar que é um cara que escuta os velejadores, o que é fundamental’, avaliou o catarinense, dono de 23 títulos nacionais – quatro de Fórmula – nas mais diversas categorias.

Gabriel Browne também estava feliz com a reeleição de Teka Lenz. Disse que a escolha foi perfeita e fundamental para o crescimento do windsurf nacional. ‘Nosso esporte evoluiu muito depois que ele assumiu a associação. Sem falar que, para nós cearenses, é muito bom ter um conterrâneo no comando do nosso esporte’, declarou Biel.

O Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, válido para a definição dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing com apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Imagens do último dia- A produtora especializada em windsurf Morlima está disponibilizando imagens para internet e para tv do último dia do Wind Brasil Fortaleza.

– Vídeo no formato internet , com 4min16, no link

http://www.morlima.com/videos/play.asp?item=videos&id_video=628

– Dois vídeos em alta definição para tv, com 20 e 23 segundos, nos links :

http://www.morlima.com/videos/loadx.asp?id_arq=1076
http://www.morlima.com/videos/loadx.asp?id_arq=1077

Mais informações no site – www.windbrasil.com
Assessoria de Imprensa – Roberto Pierantoni – piera@zdl.com.br-
VSM Comunicação – PABX: (85) 3456.6100
Ana Luzia Brito – CE 2011 JP – cel.: (85) 9984.0209/8659.0209
Mônika Vieira – CE 01277JP – cel.: (85) 8779.2007