Basquete cearense abre jogos com vitória nas Olimpíadas Escolares 2009

13 de novembro de 2009 - 08:27

Em Londrina, o Colégio Batista (CE) venceu o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (PA) por 48 a 26

Londrina – A fé favoreceu o Colégio Batista (CE), que venceu o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (PA), por 48 a 26, na estréia do torneio masculino de basquete das Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos. A partida válida pelo grupo C da Divisão Especial foi realizada no Ginásio Moringão, em Londrina, na manhã desta quarta-feira.

O duelo entre as escolas religiosas foi caracterizado pelo domínio do time cearense. A equipe soube aproveitar as oportunidades e trabalhou muito bem nos fundamentos de ataque e defesa. Parte desse resultado é crédito da atuação do pivô Rômulo Oliveira Junior, que além de ter sido o cestinha da partida, com 14 pontos, foi um dos destaques da defesa, com várias bolas roubadas.

'Alcançar a vitória é muito importante, pois no Nordeste não valorizam o basquete tanto quanto o futsal, por exemplo', comemorou o pivô, que destacou a importância de bons resultados na competição, para um apoio maior ao esporte na região. 

Na outra partida do grupo C, disputada na sequência, o Colégio Santa Emília (PE) venceu o Colégio Nossa Senhora de Lourdes (PB), por 59 a 34. Os vencedores da primeira rodada se enfrentarão em um confronto nordestino entre Pernambuco e Ceará, na próxima quinta-feira, dia 12, às 9h15 no Ginásio Moringão, em Londrina.

Ambos já se conhecem de campeonatos estaduais, mas o Ceará tem a vantagem de já ter sido campeão da primeira divisão das Olimpíadas Escolares 2008, enquanto o time pernambucano participa pela primeira vez da competição.

Segundo Monica dos Anjos (PE) e Dannyel Russo (CE), técnicos das equipes, haverá uma grande rivalidade em quadra, onde não há favoritos. 'Será uma guerra nordestina, da bola ao ar, ao último segundo', enfatizou Dannyel. Em um grupo predominantemente religioso, se classificará quem tiver mais fé. 

A Delegação Cearense viajaram para as disputas da etapa final das Olimpíadas Escolares 2009 com todo apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). O evento é organizadas e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério dos Esportes e pelas organizações Globo, com o apoio das prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná. 

 

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br