Atleta bate recorde mundial de distância em parapente no Ceará Aventura, realizado em Quixadá

11 de novembro de 2009 - 12:50

A cidade de Quixadá viveu momentos de aventura e emoção, durante os dias 07 e 08 de novembro, com a realização da 4ª etapa do Campeonato Cearense de Parapente e Asa Delta. O evento faz parte do Ceará Aventura, promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Além de acompanhar a acirrada disputa pelo título estadual, os competidores, expectadores e moradores locais tiveram a oportunidade de presenciar um feito histórico. Durante as provas, a carioca Kamira Rodrigues bateu o recorde mundial feminino de distância em Parapente. A piloto percorreu 320,4 quilômetros, após permanecer no ar por 8 horas e 21 minutos.

Kamira decolou da rampa do Urucum, localizada no Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Quixadá, às 8h30 e pousou nas proximidades no município de Castelo, no Piauí, às 16h55. Vale salientar que o recorde foi obtido com equipamentos 100% nacionais, fato que enaltece ainda mais a força do esporte no País.

Esse foi o segundo recorde mundial de distância batido no município. Em 2007, durante a 12ª edição do XCeará, também promovido pela Sesporte, os pilotos de Parapente Frank Brown, Marcelo Pietro e Rafael Saladini percorreram a distância de 482 quilômetros, depois de voarem por 10 horas e 10 minutos. Os recordistas cruzaram todo o Ceará e pousaram no estado do Maranhão.

De acordo com o presidente da Federação Cearense de Parapente e Asa Delta do Ceará (Fepace), João Guy Almeida, a competição contou com 53 pilotos cearenses, sendo um sucesso de organização e marcado pela segurança. Guy ressaltou que todas as provas foram cumpridas e todos os pilotos conseguiram finalizar os percursos sem acidentes. Segundo ele, a disputa pelo título cearense ainda está “embolada” e só será decidida na etapa de Taua, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro.

“O evento foi digno de um Ceará Aventura. Nenhum acidente foi registrado, 100% dos pilotos ficaram satisfeitos com a estrutura da competição e alguns aproveitaram o clima favorável do local para superarem recordes pessoais. Nós só podemos agradecer a Secretaria do Esporte pelo apoio e parceria”, salientou.

 

RESULTADO FINAL

  • Categoria Open (Parapente)

1º Victor Gurgel Filho – Fortaleza

2º Roberto Pereira – Fortaleza

3º Ald Aguilar – Uruburetama

 

  • Categoria Serial (Parapente)

1º Edvando Sousa – Joatama

2º Flamarion Ximenes – Fortaleza

3º Cleilson Cordeiro – Pacatuba

 

  • Categoria Pano Duplo (Asa Delta)

1º Amilton Moreira – Fortaleza

2º Paulo Moreira – Fortaleza

3º Sidirley Ferreira – Joatama

 

  • Categoria Pano Simples (Asa Delta)

1º Marcos Sousa – Fortaleza

2º Helder Sousa – Joatama

3º Demétrio Antocci – Argentina

 

Mais informações:

Lisiane Linhares

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará

(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976

www.esporte.ce.gov.br