Três Brasileiros conquistam o lugar mais alto do pódio do Superkite 2009

9 de novembro de 2009 - 08:48

Entre os 70 melhores atletas do mundo, os nordestinos Nayara Licarião (PB), Pedro Carvalho (PB) e Evandro da Silva (CE) venceram em sua modalidades

O Domingo (08/11), último dia do Superkite Brasil 2009, etapa brasileira do circuito mundial da Kiteboard Pro World Tour (KPWT), terminou com festa brasileira. Ainda comemorando o título de Evandro da Silva, que conquistou o bicampeonato na Freestyle no sábado (07/11), a torcida vibrou com os as vitórias dos paraibanos Pedro Carvalho e Nayara Licarião, na modalidade Course Racing. Os cearenses Gustavo Foerster e Tomás Teixeira também marcaram presença no pódio como terceiros colocados na Wave Masters e Freestyle, respectivamente. O dia ainda foi marcado pela conquista do dominicano Jan Marcos Rivera e da norueguesa Kari Schibevaag na Wave Masters.

Freestyle
No sábado (07/11), Evandro da Silva ganhou pelo segundo ano consecutivo na Freestyle. Com uma campanha perfeita, ele venceu a eliminatória na quarta, o que lhe garantiu o direito de esperar o adversário na final: o americano Jesse Richman. Pelo regulamento, o brasileiro poderia até perder uma bateria para o desafiante, entretanto, Evandro não deu sopa para o azar. As manobras ousadas e precisas do cearense, nativo do Cumbuco, garantiram o bicampeonato.

No feminino, a polonesa Karolina Winkowska ficou com o título. A alemã Suzy Mai havia vencido a eliminatória e garantira a vaga na final por antecipação. Winkowska derrotou a desafiante Gisela Pulido e partiu com tudo para cima da alemã. Mostrando manobras bastante consistentes, derrotou Suzy duas vezes e assegurou a conquista.

Course Racing
O paraibano Pedro Carvalho chegou calado no Cumbuco. Fez uma participação discreta na Wave Masters, entretanto, quando entrou no mar no domingo (08/11), ele mostrou todo o seu talento. Vencendo duas das três regatas disputadas, Carvalho derrubou fortes adversários, como o francês Bruno Sroka e o espanhol Abel Lago, e assegurou a primeira colocação. “Foi muito difícil ganhar de atletas com renome internacional. Sabia que estava bem preparado porque havia me dedicado muito aos treinos e investido em bons equipamentos. No final, a vitória coroou uma preparação dura”, disse.

Para completar a festa, a conterrânea e companheira de treino de Pedro, Nayara Licarião também entrou no hall dos brasileiros campeões desta etapa no circuito mundial. “É maravilhosa a sensação de vencer em casa. Treinei muito aqui no Cumbuco e sabia que poderia conquistar a vitória. Ano que vem, pretendo competir todo o circuito e ser campeã mundial”, ressaltou ela, que também conquistou a segunda colocação em Tarifa, na Espanha, em 2009.

Wave Masters
Pelo masculino, o dominicano Jan Marcos Riveras teve que cair na água duas vezes para superar o havaiano Jesse Richman. “O Jesse foi um grande adversário na final e tornou meu título mais importante. Foi muito difícil derrotá-lo. Acredito que tenha sido uma decisão por detalhes. Mas eu estava confiante. Competir no Brasil sempre me traz sorte”, disse o campeão.

Entre as mulheres, Kari Schibevaag não deu chances para a britânica Kristy Jones, desafiante pelo título, e venceu sem grandes sustos. Kari já havia derrotado Kristy na primeira seletiva para a final, ocorria na última sexta-feira (6/11).

Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Dias 07 e 08 de dezembro

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – DivulgaAção
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Aurimar Monteiro e Carolyne Barros
Fone: (85) 3458.1167 – Email: imprensa@divulgaacao.com – Site:
www.divulgaacao.com