Começa nesta quarta-feira (04) o mundial de Kitesurf no Ceará

4 de novembro de 2009 - 08:58

Depois de muito treino, os cerca de 70 atletas de todos os continentes estréiam nas águas cearenses para disputar a 7ª etapa do circuito mundial da Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite Brasil 2009. A etapa brasileira será aberta nesta quarta-feira (04/11) com competições na modalidade Freestyle, tendo como cenário natural a Lagoa do Cauípe, que fica a 30 km de Fortaleza.

Entre os candidatos ao título do Freestyle, está o russo Peter Tyukjevich, atual líder do ranking da KPWT. Outros atletas de destaque são o belga Leander Vyvey e o francês Vicent Tiger. A disputa promete ser apimentada pelos cearenses José Evandro e Carlos Alexandre “Goiaba”, nativos do Cumbuco, que no ano passado fizeram uma final inédita com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez que um brasileiro levou o título do Superkite. Segundo Goiaba, a intenção para este ano é repetir o bom desempenho. “Pretendemos mostrar que mandamos em casa e que vamos novamente derrubar os gringos”, disse.

Outro que está contando os minutos para estrear na etapa brasileira é o francês Bruno Sroka. Ele compete na Course Racing e revelou ter boas expectativas para o campeonato. “Este ano, em doze competições, venci nove. Minha expectativa é vencer aqui em Cumbuco e a última etapa no Marrocos”, ressaltou o atleta que é pacifista e ecologicamente engajado, além de ter sido o primeiro homem a atravessar o Cabo Horn usando apenas o kitesurf.

Nesta terça-feira (3/11) a nova geração do kitesurf entrou na água para demonstrar suas habilidades na Freestyle Junior. No final deu uma dobradinha brasileira: Eudásio Silva e Seth Teixeira, ambos nativos do Cumbuco. O francês Julien Kerneur completou o pódio. “Foi muito difícil, mas esse resultado me deixou confiante para seguir treinando e passar a competir com os profissionais”, revelou Eudásio.

Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

PROGRAMAÇÃO SUPERKITE BRASIL – Quarta-feira, dia 04/11/09

Horário: 08:30h às 18h
Modalidade: FREESTYLE SINGLE Eliminatória
Local: Lagoa do Cauípe, Cumbuco