Os melhores kitesurfistas do mundo treinam duro para garantir o espetáculo do mundial no Ceará

3 de novembro de 2009 - 09:07

A atmosfera da Praia do Cumbuco, a 30 km de Fortaleza, já está transformada. Idiomas, culturas e cores incorporaram-se ao cenário paradisíaco e aumentam a expectativa para o Superkite Brasil 2009, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Kitesurf da Kiteboard Pro World Tour (KPWT). Nesta terça-feira (03/11), os profissionais continuam treinando para propiciar um grande espetáculo. A partir da quarta-feira (04/11), os cerca de 100 atletas profissionais, de todos os continentes, encaram a competição oficial do mundial.

Ainda nesta terça, será a vez de as novas promessas do kitesurf mostrarem seu valor na categoria Junior, formada por atletas com idade até 14 anos. As demonstrações acontecem de 9 às 14 horas no Cumbuco, em frente ao Hotel Duro Beach.

Entre os profissionais, uma das feras não vê a hora de chegar a quarta-feira, é o dominicano Jan Marcos Rivera, líder da Wave Masters. Ele promete um belo espetáculo na competição. ‘Temos grandes atletas aqui, por isso acho que o nível da competição será alto. O Ceará é um ótimo local para o kitesurf pelo clima, temperatura e a receptividade das pessoas. Por isso, quero dar o meu melhor para agradar ao público e aos juízes’, disse sem revelar as novidades que promete apresentar este ano.

Os kitesurfistas travarão emocionantes disputas para conquistar a 7ª etapa do Mundial, a penúltima do Circuito 2009. As provas serão divididas nas modalidades: Wave Masters, Freestyle, Course Racing, Freestyle Junior e Kiteloop. Ao todo, a etapa nacional distribuirá 30 mil euros em prêmios para os melhores colocados de cada categoria. Em 2009, o mundial já passou por Alemanha, Espanha, Portugal, França, Canadá e Marrocos. O calendário se encerra também no país africano, em dezembro.

Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Os Notáveis
No masculino, na modalidade Wave Masters, em que os atletas tentam impressionar com suas manobras, o destaque é para Jan Marcos Rivera Mosquera (República Dominicana), atual líder do ranking mundial de 2009. A disputa promete ser acirrada com o americano Jesse Richman e o espanhol Abel Lago. Entre os brasileiros, o carioca Bernardo Monteiro vem se destacando nesta prova, ocupando a 10ª colocação.

No Course Racing, também conhecida como regata, o espanhol Abel Lago é o atleta que tem sido o mais veloz de 2009. Na tarefa de impedir a vitória do rival, o americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej terão de aproveitar bem os ventos do Cumbuco e correr muito. Nesta prova, vence quem cruza a linha de chegada em primeiro, após um percurso de 6 km para os homens e 3 km para as mulheres.

Já no Freestyle, onde a regra é a liberdade para executar manobras inacreditáveis, o show deve ficar por conta Peter Tyukjevich, da Rússia, líder do ranking da KPWT. Porém é bom lembrar que no ano passado, os cearenses José Evandro e Carlos Alexandre ‘Goiaba’ desbancaram os gringos e fizeram uma final inédita que terminou com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez, em seis anos de evento, que um brasileiro levou o título do Superkite. Em 2009, o kitesurfista Evandro tem tudo para repetir a dose. Por ser nativo do Cumbuco, ele conhece como ninguém as condições técnicas naturais da região.

O americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej vão se enfrentar mais duas vezes no Circuito Mundial da KPWT. Eles disputam ainda o título no Freestyle Junior e no Kiteloop (em que o atleta roda o kite sobre si mesmo), modalidades em que ocupam a primeira e segunda colocação do ranking.

Entre as mulheres, o nome forte da competição é o da norueguesa Kari Schibevaag, atual líder nas modalidades Freestyle e Course Racing. Outro destaque é a britânica Kirsty Jones, primeira colocada na Wave Masters. Entre as brasileiras, a paraibana Nayara Licarião vem fazendo uma boa temporada e atualmente ocupa a 10ª colocação na Course Racing.

PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO MUNDIAL DA KPWT

Dia 3 de novembro

• Treino dos profissionais e final das inscrições

Horário: até às 16horas