Elite do kitesurf mundial movimenta praia do Cumbuco no Superkite Brasil

3 de novembro de 2009 - 08:25

Até o dia 8 de novembro, a paisagem paradisíaca cearense recebe a 7ª etapa do Mundial e penúltima do Circuito

As pipas dos melhores kitesurfistas do mundo já estão colorindo a paradisíaca Praia do Cumbuco – a 30 km de Fortaleza. A elite do kite invade o Ceará para disputar o título do Superkite Brasil 2009, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Kitesurf da Kiteboard Pro World Tour (KPWT). A segunda (2/11) e terça-feira (3/11) serão destinadas aos treinos livres para o aquecimento dos atletas para o mundial, cujas competições oficiais iniciam no dia 4 de novembro e seguem até o dia 8 com a promessa de disputas emocionantes.

A expectativa é de que mais de 100 kitesurfistas estejam no Ceará para disputar a 7ª etapa do Mundial, a penúltima do Circuito, que tem como destino final o Marrocos. Ao todo a etapa brasileira distribuirá 30 mil euros em prêmios para os melhores colocados de cada categoria.

As provas do mundial da KPWT acontecem nas modalidades: Wave Masters, em que os atletas precisam escolher as melhores ondas para inovar no repertório de manobras. A briga promete ser acirrada também no Freestyle, onde a regra é a liberdade para executar manobras inacreditáveis. No Course Racing os atletas disputam corridas, enquanto que no Kiteloop a intenção é realizar giros no ar. Destaque ainda para o Freestyle Junior que promete grandes revelações.

Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Destaques

No masculino, na modalidade Wave Masters, o destaque é para Jan Marcos Rivera Mosquera (República Dominicana), atual líder do ranking mundial de 2009. A disputa promete ser acirrada com o americano Jesse Richman e o espanhol Abel Lago. Entre os brasileiros, o carioca Bernardo Monteiro vem se destacando nesta prova, ocupando a 10ª colocação.

No Course Racing, o espanhol Abel Lago é o atleta que tem sido o mais veloz de 2009. Na tarefa de impedir a vitória do rival, o americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej terão de aproveitar bem os ventos do Cumbuco e correr muito.

Já no Freestyle, o show deve ficar por conta Peter Tyukjevich, da Rússia, líder do ranking da KPWT. Porém é bom lembrar que no ano passado, os cearenses José Evandro e Carlos Alexandre “Goiaba” desbancaram os gringos e fizeram uma final inédita que terminou com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez, em seis anos de evento, que um brasileiro levou o título do Superkite.

Entre as mulheres, o nome forte da competição é o da norueguesa Kari Schibevaag, atual líder nas modalidades Freestyle e Course Racing. Outro destaque é a britânica Kirsty Jones, primeira colocada na Wave Masters. Entre as brasileiras, a paraibana Nayara Licarião vem fazendo uma boa temporada e atualmente ocupa a 10ª colocação na Course Racing.

Mais informações:

DivulgaAção
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Aurimar Monteiro e Carolyne Barros
Fone: (85) 3458.1167 – Email: imprensa@divulgaacao.com – Site: www.divulgaacao.com