Ceará recebe etapa do Circuito Mundial de Kitesurf

31 de outubro de 2009 - 11:57

Até o dia 8 de novembro, cerca de 100 atletas de 30 países participam do Superkite Brasil 2009, na praia do Cumbuco

Os melhores kitesurfistas do mundo já têm encontro marcado! Entre os dias 29 de outubro a 8 de novembro, cerca de 100 atletas, de trinta países de todos os continentes, se encontram na paradisíaca Praia do Cumbuco a 30 km de Fortaleza para disputar o título do Superkite Brasil 2009, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Kitesurf da Kitebord Pro World Tour (KPWT).

Depois de passar por Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Santa Cruz (Portugal), Dunkerque (França), Shippagan (Canadá) e Dakhla (Marrocos), agora é a vez das pipas do Circuito Mundial colorirem o mar da Praia do Cumbuco, um dos principais cartões postais do litoral cearense. Cumbuco, localizada no município de Caucaia, é apontada ainda como um dos melhores locais do mundo para a prática do kitesurf, pelos ventos fortes e constantes.

O Superkite Brasil 2009 inicia no dia 29/10 com as competições do Kite Show, que propõe manobras radicais realizadas por participantes amadores e profissionais. Para os novatos, uma ótima oportunidade de aprender novas manobras e, para os profissionais, a chance de treinar e testar as condições técnicas naturais do Ceará. As disputas, que seguem até o dia 1º de novembro, contam com várias modalidades de manobras e uma regata entre equipes de 4 atletas.

Já de 3 a 8 de novembro as atenções estarão voltadas para os melhores kitesurfistas do mundo. Os atletas prometem emocionantes disputas para conquistar a 7ª etapa do Mundial, a penúltima do Circuito 2009. As provas serão divididas nas modalidades: Wave Masters, Freestyle, Course Racing, Freestyle Junior e Kiteloop. Ao todo, a etapa nacional distribuirá 30 mil euros em prêmios para os melhores colocados de cada categoria.

Os Notáveis

No masculino, na modalidade Wave Masters, em que os atletas tentam impressionar com suas manobras, o destaque é para Jan Marcos Rivera Mosquera (República Dominicana), atual líder do ranking mundial de 2009. A disputa promete ser acirrada com o americano Jesse Richman e o espanhol Abel Lago. Entre os brasileiros, o carioca Bernardo Monteiro vem se destacando nesta prova, ocupando a 10ª colocação.

No Course Racing, também conhecida como regata, o espanhol Abel Lago é o atleta que tem sido o mais veloz de 2009. Na tarefa de impedir a vitória do rival, o americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej terão de aproveitar bem os ventos do Cumbuco e correr muito. Nesta prova, vence quem cruza a linha de chegada em primeiro, após um percurso de 6 km para os homens e 3 km para as mulheres.

Já no Freestyle, onde a regra é a liberdade para executar manobras inacreditáveis, o show deve ficar por conta Peter Tyukjevich, da Rússia, líder do ranking da KPWT. Porém é bom lembrar que no ano passado, os cearenses José Evandro e Carlos Alexandre “Goiaba” desbancaram os gringos e fizeram uma final inédita que terminou com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez, em seis anos de evento, que um brasileiro levou o título do Superkite. Em 2009, o kitesurfista Evandro tem tudo para repetir a dose. Por ser nativo do Cumbuco, ele conhece como ninguém as condições técnicas naturais da região.

O americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej vão se enfrentar mais duas vezes no Circuito Mundial da KPWT. Eles disputam ainda o título no Freestyle Junior e no Kiteloop (em que o atleta roda o kite sobre si mesmo), modalidades em que ocupam a primeira e segunda colocação do ranking.

Entre as mulheres, o nome forte da competição é o da norueguesa Kari Schibevaag, atual líder nas modalidades Freestyle e Course Racing. Outro destaque é a britânica Kirsty Jones, primeira colocada na Wave Masters. Entre as brasileiras, a paraibana Nayara Licarião vem fazendo uma boa temporada e atualmente ocupa a 10ª colocação na Course Racing.

Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kitebord Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Kite Show
Data das competições: de 29 de outubro a 01 de novembro
Horário: a partir das 10h (11h – horário de Brasília)
Local: Praia do Cumbuco/Caucaia (em frente ao Hotel Duro Beach)
Inscrições: R$ 160,00 para Race Raley e R$ 60,00 para as demais

7ª etapa do Circuito Mundial da KPWT
Data das competições: de 3 a 8 de novembro
Horário: a confirmar
Local: Praia do Cumbuco/Caucaia (em frente ao Hotel Duro Beach), com competições ainda no Pico das Almas (Wave) e na Lagoa do Cauípe (Freestyle)
Inscrições: 150 euros, no dia 02 de novembro, no local do evento.

Mais informações:
DivulgaAção
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Aurimar Monteiro e Carolyne Barros
Fone: (85) 3458.1167 – Email: imprensa@divulgaacao.com – Site: www.divulgaacao.com