Cerca de 500 atletas participaram do Ceará Aventura 2009

26 de outubro de 2009 - 09:40

Desta vez o evento foi realizado em Maranguape, com provas de Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo, Skate e Orientação

Durante a semana, o trabalho de Luciana Simões, 34, é bem burocrático. Ela é analista de sistemas e, geralmente, passa o dia em ambientes fechados. Há três anos, descobriu na corrida de orientação sua liberdade. “A gente desliga totalmente de tudo quando está no percurso. Aprendi a navegar, fiz um curso para aprender a olhar a bússola e entrei para um clube. Agora é todo fim de semana“, conta. 

A corrida de aventura foi apenas uma das modalidades que agitaram Maranguape neste fim de semana. A competição fez parte do Ceará Aventura 2009, que está em sua 2ª etapa e contou também com disputas de Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo e Skate, reunindo cerca de 500 atletas. Cada uma das competições é validada por sua respectiva federação como etapa estadual do calendário de 2009. 

O evento atraiu também muitos curiosos, como Alisson Pinheiro, 15. De skate na mão, avisou logo que não estava competindo. “É só pra distrair“. Com 1,89m de altura, gosta mesmo é do basquete. Larissa Martins, 10, se encantou com a parede de escalada. Subiu uma vez no sábado e mais duas no domingo. “Tenho medo de altura, mas essa não é tão alta. Fiquei com vontade de praticar, achei muito legal“. 

Estrutura 

Conforme Diana Gomes, coordenadora de eventos da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), esse é um dos objetivos do evento. “A cidade se preparou e pediu para sediar o evento e deu tudo certo. Maranguape teve toda a estrutura necessária“. Entre uma competição e outra, quem foi prestigiar o Ceará Aventura 2009 pode ver shows de dança de rua e flatland (manobras com bicicleta). 

Daniel Silva, 27, conta que não é difícil. “Basta um pouco de dedicação e treino“. Outra atração foi a pista de skate, que ficou pronta recentemente e recebeu seu primeiro evento oficial. Jeancarlos Façanha, 21, aprovou. Natural de Maranguape, ele anda de skate desde os 10 anos. “Comecei na calçada de casa. Virou um estilo de vida, transcende o esporte. Com essa pista, então, ficou muito melhor“, festeja o skatista. 

E-Mais 

>Os vencedores: Skate – Yago Ruan (Mirim), Thais Narcízio (Feminino), Sterferson Tavares (Iniciante), Anderson Rezende (Amador I), Marcos Paulo (Amador II); Bicicross – Daniel Silva; Asa Delta – Fernando Marinho (Avançado), Francisco Helder (Iniciante); Parapente – Victor Gurgel (Open), Jean Messias (Serial); Orientação -Natália de Araújo (Feminina), Thiago Teixeira (Elite I); João Paulo Gonçalves (Elite II). 

>O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela Sesporte com o objetivo de difundir o esporte de aventura. 

 

>A próxima etapa do Ceará Aventura 2009 será em novembro, em Tauá. 

 

(Fonte: Jornal O Povo – http://www.noolhar.com/opovo/esportes/922473.html )