Ginástica Rítmica Cearense faz história com quarto lugar no Torneio Nacional

24 de outubro de 2009 - 10:17

Em sua primeira participação no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, a equipe cearense da modalidade fez História. Competindo contra 16 times de todo o Brasil, as representantes do Ceará conquistaram um incrível quarto lugar geral, desbancando tradicionais equipes do país. A competição ocorreu entre os dias 15 e 18 de outubro, em João Pessoa, na Paraíba, e contou com a participação de cerca de 300 atletas de todo o Brasil.

Entre os destaques cearenses que viajaram para João Pessoa, estão duas jovens atletas beneficiadas por projetos da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte). A ginasta Kelly Cristina Mota, de 14 anos, participa do projeto Mão Amiga e treina no Núcleo do Clube Náutico Atlético Cearense. Apesar da pouca idade, a “menina prodígio” conquistou o campeonato cearense (estreante) de 2008, na categoria Infantil. Com potencial para tornar-se atleta bolsista da Sesporte, Kelly vai à Paraíba para tentar se dar bem na categoria Juvenil.

Já Ana Carla Silva, de 13 anos, treina na Vila Olímpica do Conjunto Ceará, projeto administrado pela Sesporte. Foi credenciada a participar do Torneio Nacional após conseguir excelentes resultados em Copas, Campeonatos e Torneios locais oficiais.

As duas jovens são exemplos do avanço da Ginástica Rítmica no Ceará. O núcleo do projeto Mão Amiga conta com cerca de 50 meninas de famílias carentes, que tem a chance de ter um contato direto com aparelhos de última geração no Náutico. Além disso, elas são acompanhadas por profissionais qualificadas, como as professoras Ester Vieira e Sarah Jane de Melo. A professora Ester, inclusive, é a presidente da recém-criada Federação Cearense de Ginástica Rítmica, que luta para impulsionar o esporte no Estado.

Antes mesmo do grande resultado na Paraíba, Ester Vieira relatou que o Projeto Mão Amiga e o trabalho desenvolvido nas Vilas Olímpicas são iniciativas decisivas para alavancar o nível técnico de centenas de futuras ginastas. Segundo a técnica, a dedicação e o aperfeiçoamento técnico são as chaves para maiores conquistas das jovens atletas cearenses.  

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br