Programa Segundo Tempo capacita segunda turma de coordenadores de núcleos

16 de outubro de 2009 - 11:08

Até sábado (17), mais de 120 coordenadores de núcleos do programa Segundo Tempo do interior do Estado serão capacitados para desenvolver o processo de formação continuada dos monitores, possibilitando a ampliação e a qualificação das ações a serem desenvolvidas. Promovido pelo Governo Federal, através do Ministério do Esporte, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (Sesporte), o evento está sendo ministrado por representantes do ministério no Rio Grande do Norte com aulas teóricas realizadas no próprio hotel Praiano e vivências práticas oferecidas no Náutico Atlético Cearense.

A capacitação, que teve o seu primeiro ciclo ocorrido em 2008, quando o Programa foi implantado, prossegue este ano. No total, 233 coordenadores serão capacitados e disseminarão o conteúdo em cada um dos municípios integrantes do Segundo Tempo no Ceará. Fazem parte da programação palestras ministradas por profissionais da área e por representantes do Ministério do Esporte, como o professor Luiz Carlos Stanganelli, que discursou na solenidade de abertura.

De acordo com o vice-coordenador da equipe responsável pela capacitação, Luis Marcos Guerra, uma das principais diferenças observadas entre o curso fornecido esse ano com relação ao ano passado é o acompanhamento das práticas desenvolvidas no primeiro ciclo da capacitação. “Esta acontecendo o aprimoramento dos temas vistos em 2008. Naquela época, o programa ainda estava sendo implantado. Desta vez, os coordenadores já se apropriaram da realidade de cada núcleo e estão aprimorando suas técnicas”, ressaltou.

Programação

Nessa sexta-feira (16), Horácio Accioly discursa sobre Planejamento do Programa Segundo Tempo e a professora Cíntia Aracelli apresentará o tema Corpo, Gênero e Sexualidade. À tarde, a programação segue com Horácio Accioly.

No sábado (17), a manhã será aberta com a palestra Fundamento de Lazer e da Animação Cultural – recreio nas Férias, liderado pelo professor Adalberto Veronese. Em seguida, Luis Marcos Gomes discursará sobre Questões de Deficiência e Ações no PST. O evento será finalizado com a avaliação geral da capacitação.

O Programa

Em uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e da Secretaria do Esporte do Estado, o Programa Segundo Tempo tem democratizado o acesso à prática esportiva nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do nosso Estado. Ao todo, são 233 núcleos em todo o Ceará, atendendo mais de 46 mil crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (16/10)

8h às 10h – Planejamento PST – Prof. Horácio
10h20 à 12h – Corpo, gênero e sexualidade
12 – almoço
14h – Planejamento PST – Prof. Horácio
16h20 às 19h – apresentação dos banners e vivências práticas – Náutico

Sábado (17/10)

8h – Fundamentos do Lazer e da Animação Cultural / Recreio nas Férias – Adalberto Veronese
10h20 – Questões de deficiência e ações no PST – Luís Marcos Guerra
12h – Avaliação da capacitação

Serviço:
Náutico Atlético Cearense, na Av Abolição, 2727
Hotel Praiano, localizado na Av. Beira Mar, 3080