Destaque da Natação nas Olimpíadas Escolares, Luiz Altamir viaja para disputa internacional em São Paulo

7 de outubro de 2009 - 08:38

Esperança do nado cearense de apenas 13 anos enfrentará adversários de todo o Brasil e de vários países sul-americanos

Depois do show na disputa das Olimpíadas Escolares, mês passado em Poços de Caldas (MG), onde conquistou dois ouros, um bronze, além da quebra de dois recordes da competição, a jovem esperança cearense na natação, Luiz Altamir Melo, se prepara para mais um desafio. O nadador viajou ma nhã de hoje, dia 7, para Mococa (SP), para a disputa do XXII Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação e XV Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação.

Com apenas 13 anos de idade, Luiz Altamir já vem acumulando grandes conquistas logo no início de sua carreira. Só em 2009, ele conquistou dois ouros (100m livres e 100m borboleta) e um bronze (50m borboleta) nas Olimpíadas Escolares. O nadador foi o maior destaque da delegação cearense na competição e se destacou ainda mais no Brasileiro Infantil, que disputou em junho. Altamir foi ouro nas três provas que disputou, quebrando o recorde da categoria em suas duas especialidades, os 100m livres e borboleta.

Os resultados credenciam o cearense como favorito na disputa do XXII Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação e XV Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação, também conhecidos como Troféu Chico Piscina e Troféu Chico Piscina Internacional. O jovem viaja com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), visando superar esse que é o seu maior desafio até hoje. “É a primeira vez que ele compete nesse nível. Ano passado ele viajou ao Peru, mas era um nível um pouco mais baixo. Vão participar argentinos, chilenos, atletas de vários países”, disse Luiz Alexandre Melo, o pai orgulhoso da fera das piscinas.

Depois das competições em São Paulo, Luiz Altamir se prepara para mais dois desafios no ano. Entre os dias 12 e 15 de novembro, o cearense participa do XXXII Campeonato Brasileiro Infantil de Natação, em Vitória (ES). No final do mês, o nadador defende o Ceará e o Brasil na disputa dos XV Juegos Escolares Sudamericanos, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro. Luiz se classificou para a competição depois das conquistas nas Olimpíadas Escolares e vai como uma das grandes esperanças do país na competição.

Mais informações:
Lisiane Linhares