Competição envolverá 250 idosos em seis modalidades

7 de outubro de 2009 - 23:24

A abertura será nesta quarta-feira, dia 7, na Vila Olímpica de Messejana, às 9 horas

Os jovens da terceira idade que frequentam as cinco Vilas Olímpicas administradas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) terão a oportunidade de demonstrar todas as suas habilidades esportivas na 3ª edição dos Jogos da FelizIdade. Realizado pelo Governo do Estado, através da Sesporte, a competição acontece entre os dias 07 e 09 de outubro.

Para abrir oficialmente o evento, cerca de mil idosos irão comparecer na Vila Olímpica de Messejana nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 9 horas. A abertura contará com apresentações esportivas e culturais de cada um dos cinco núcleos e com a presença do Secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, e da primeira dama do Ceará, Maria Célia, que também é uma apoiadora dos jogos.

Repletos de experiências de vida, os atletas das Vilas de Messejana, Castelão, Conjunto Ceará, Genibaú e Canindezinho irão competir em seis modalidades (basquete, voleibol, futebol de campo, atletismo, caminhada com revezamento e jogos sensoriais – dama, xadrez, baralho e dominó).  De acordo com a professora de educação física e coordenadora do evento, Ruth Ferreira, cerca de 250 idosos deve competir nos jogos. Enquanto uns jogam, outros 750 farão parte da organização e torcida.

No entanto, torcer pelos competidores também é uma forma de participar. Segundo a educadora, além da premiação dos atletas com medalhas e troféus, a torcida mais animada também vai receber premiação. Ela revela ainda que durante a competição será eleita a “Rainha da FelizIdade”. “É fantástico ver essas pessoas empolgadas com as atividades físicas. Aquelas que não querem competir fazem questão de participar, dando força para os colegas de exercícios”, explicou.

A coordenadora destaca ainda que o evento acaba se transformando em uma grande festa. “É gratificante e maravilhoso vermos pessoas que não conseguiam nem se levantar, fazendo esporte. Os jogos são uma forma de parabenizar os freqüentadores das Vilas Olímpicas pela conquista de uma melhor qualidade de vida”, completa Ruth Ferreira.

Voltando a ser o que eram

Dona Terezinha Balbina, de 81 anos, revelou que antes de começar as atividades esportivas na Vila Olímpica de Messejana tinha uma rotina de vida restrita a casa e televisão. Depois que conheceu o esporte, sua vida mudou completamente. Segundo ela, sua saúde melhorou e agora consegue ter uma vida mais ativa. Ela disse que não vai participar dos jogos como atleta, mas vai ser uma das mais animadas na torcida.

“Antes eu tinha o joelho inchado. Não conseguia me locomover direito. Tinha uma rotina muito restrita. Agora encontrei uma nova vida e posso dizer que o esporte é tudo para mim. Me sinto uma menina de 18 anos!Estou entusiasmada com os jogos, mas desta vez vou ficar apenas na torcida”, comentou animada dona Balbina.

A aposentada da Secretaria da Saúde do Estado, Edite Ferreira, de 66 anos, ressaltou que está “empolgadíssima” com o evento e espera fazer bonito competindo no voleibol e jogos sensoriais. De acordo com ex-servidora pública, a sua qualidade de vida deu um salto depois que ela começou as atividades esportivas há quatro anos. 

“O esporte tem sido uma benção na minha vida e na de outras pessoas. Eu conheço gente que não conseguiam andar e depois que começaram frequentar as aulas ganharam nova vida. Garanto que vou tentar não fazer feio nos jogos. Estou até treinando para isso”, acrescenta Edite Ferreira.

Como tudo começou

A professora Ruth contou que em 2007 procurou desenvolver o projeto “Superando Limites” com no grupo em que dava aula na Vila de Messejana. A iniciativa consistia em inserir os idosos em atividades como andar de bicicleta, pular corda, jogar bola e correr.

O plano deu certo e o projeto foi um sucesso. Certo dia, o grupo recebeu a visita do secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, que aprovou a idéia e lançou a sugestão da realização dos Jogos da FeliZidade. Prontamente, a educadora Ruth abraçou o projeto e deu segmento ao evento, tendo a primeira edição ainda em 2007.

Serviço:
Abertura dos Jogos da FELIZIDADE 2009
Dia: 07/10/2009
Hora: 9 horas
Local: Vila Olímpica de Messejana
Avenida Washington Soares, s/n (próximo ao Liceu)

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br