Sesporte realiza Ginástica Laboral para alavancar qualidade de vida no trabalho

5 de outubro de 2009 - 09:11

Para estimular as atividades físicas e promover a qualidade de vida no local de trabalho, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) iniciou o programa Ginástica Laboral para todos os funcionários da Sesporte. A iniciativa reúne um conjunto de atividades através de exercícios físicos que combinam alongamento relaxamento, percepção corporal e reeducação postural.

O programa Ginástica Laboral busca desenvolver nos funcionários a conscientização da importância dos exercícios físicos para prevenir doenças ocupacionais – dores nas costas, tensões no pescoço, lesões por esforço repetitivo (LER), doenças osteomusculoarticulares relacionado ao trabalho (DORT), sedentarismo e monotonia. A ocorrência de alguns desses fatores podem acarretar na diminuição da qualidade de vida, de rendimento e da produtividade dos trabalhadores.

Os benefícios alcançados pela iniciativa vão desde o aumento da circulação sanguínea, melhorando oxigenação e nutrição de músculos e tendões, à melhora da flexibilidade músculo articular. A diminuição da tensão muscular e do esforço na execução das tarefas diárias também pode ser desenvolvida pela atividade física.

A Ginástica Laboral, realizada de forma eficaz favorece a mudança da rotina ocupacional, reforçando a auto-estima dos funcionários. Através da iniciativa, pode ser alcançada ainda uma maior estabilidade emocional, evolução da capacidade de concentração no trabalho, melhoramento do relacionamento interpessoal e da comunicação interna.