Fortaleza será uma das sedes das Olimpíadas Escolares de 2010

3 de outubro de 2009 - 17:30

Ao lado de Goiânia, a capital cearense receberá a mais importante competição escolar do País

Depois de sediar com sucesso as Olimpíadas Universitárias 2009, Fortaleza foi eleita para sediar as disputas da categoria de 12 a 14 anos das Olimpíadas Escolares de 2010. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 1, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na véspera do anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A mais importante competição escolar do país, dividida em duas etapas, será realizada também em Goiânia, que receberá as disputas para estudantes de 15 a 17 anos. As datas já estão agendadas. Entre os dias 10 e 19 de setembro de 2010, será a vez de Fortaleza. Já Goiânia recepciona os jovens atletas do dia 3 ao 12 de dezembro. O programa de competição das Olimpíadas Escolares reúne nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Além da disputa esportiva, uma extensa programação cultural  também faz parte da agenda do evento.

‘Realizamos visitas de inspeção durante todo o primeiro semestre. As cidades candidatas responderam o caderno de encargos, apresentaram seus projetos e o COB avaliou cada uma das concorrentes obedecendo a critérios rígidos. Agradecemos às cidades que participaram do processo. Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PA), Maringá (PR), Nova Friburgo (RJ) e Poços de Caldas (MG) estão de parabéns pela iniciativa de receber as Olimpíadas Escolares. O número de cidades que se candidataram confirma a importância consolidada do evento. Isso é uma inspiração para continuarmos trabalhando e aperfeiçoando o projeto’, declarou Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2008, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 6.500 participantes de 1.689 instituições de ensino de 23 Unidades Federativas marcaram presença na Etapa Nacional.

Nas Seletivas Municipais de 2008 na faixa etária de 12 a 14 anos, 1.869 Municípios realizaram seletivas onde participaram 18.660 instituições de ensino e 953.000 alunos/atletas. Na faixa etária de 15 a 17 anos, participaram 1.294 Municípios com 17.161 instituições de ensino e 988.000 alunos/atletas.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, e integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país.

Mais informações:
Lisiane Linhares