Vai começar a 3ª edição dos Jogos da FeliZidade

1 de outubro de 2009 - 08:56

Com início das competições no próximo dia 7 de outubro, as inscrições são gratuitas

Os “jovens da terceira idade” que frequentam as cinco vilas olímpicas administradas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) terão a oportunidade de demonstrar todas as suas habilidades esportivas no “Terceiro Jogos da Feliz Idade”. A competição, realizada pelo Governo do Estado, através da Sesporte, acontece entre os dias 7 e 9 de outubro.

Os atletas recheados de experiências de vida das Vilas Olímpicas da Messejana, Castelão, Conjunto Ceará, Genibaú e Canindezinho poderão mostrar as suas habilidades esportivas em seis modalidades (basquete, voleibol, futebol de campo, atletismo, caminhada com revezamento e jogos sensoriais – dama, xadrez, baralho e dominó). As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira, 21, nas Vilas Olímpicas, de forma gratuita.

A abertura será realizada no dia 07 de outubro, a partir das 9 horas, na Vila Olímpica de Messejana. Na oportunidade, estarão presentes o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, representantes da Sesporte e a primeira dama do Ceará, Maria Célia, que também é uma apoiadora do evento.

COMPETIR OU TORCER

De acordo com a professora de educação física e coordenadora do evento, Ruth Ferreira, cerca de 250 idosos devem competir nos jogos. Outras 750 farão parte da organização e torcida. “É fantástico ver essas pessoas empolgadas com as atividades físicas. Aquelas que não querem competir fazem questão de participar da torcida, dando força para os colegas de exercícios”, explicou.

No entanto, torcer pelos competidores também é uma forma de participar. Segundo a educadora, além da premiação dos atletas com medalhas e troféus, a torcida mais animada também vai receber premiação. Ela revela ainda que durante a competição, será eleita a “Rainha da FeliZidade”.

“Esse evento é uma festa. As pessoas não têm noção de como é gratificante e maravilhoso vermos pessoas que não conseguiam nem se levantar, fazendo esporte. Os jogos são uma forma de parabenizar os freqüentadores das Vilas Olímpicas pela conquista de uma melhor qualidade de vida”, vibrou Ruth.

Como tudo começou

A professora Ruth contou que em 2007 procurou desenvolver o projeto “Superando Limites” com no grupo em que dava aula na Vila de Messejana. A iniciativa consistia em inserir os idosos em atividades como andar de bicicleta, pular corda, jogar bola e correr.

O plano deu certo e o projeto foi um sucesso. Certo dia, o grupo recebeu a visita do Secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, que aprovou a idéia e lançou a sugestão da realização dos Jogos da FeliZidade. Prontamente, a educadora Ruth abraçou o projeto e deu segmento ao evento que hoje chega a sua terceira edição.

Mais informações:

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976