Seminário Internacional reúne cerca de 120 pessoas no primeiro dia

25 de setembro de 2009 - 08:56

O evento segue até amanhã, dia 25, em parceria com o Ministério do Esporte Britânico

Cerca de 120 pessoas estão reunidas durante todo o dia de hoje no auditório Blanchard Girão da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) no primeiro dia do “Seminário Internacional sobre Programas de Identificação de Talentos e Modernização do Sistema Esportivo”. Realizado pela Sesporte em parceria com o Ministério do Esporte Britânico (UK Sport), o evento está promovendo o intercâmbio de informações entre ingleses e brasileiros sobre o programa Inspiração Internacional.

Em meio às temáticas, Norman Brook e Oliver Dudfield, consultores britânicos da UK, dividiram as apresentações do dia ao lado de representantes do Governo Federal, Unicef, Conselho Britânico e do Centro de Excelência Esportiva (Cenesp).  O gerente nacional dos Programas da UK Sport, Eduardo Santos, apresentou as iniciativas já iniciadas nos estados brasileiros. Entre os destaques, ele ressaltou o desenvolvimento cearense no triathlon, explicando a importância de iniciativas esportivas para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. “Projetos que conseguem aliar esporte a outros setores, como a saúde, por exemplo, precisam ser mais visualizados pela sociedade”, pontuou.

Marília Matos, coordenadora oficial dos Projetos do Conselho Britânico, destacou o valor que o Brasil pode ter na capacitação. “A esperança é que o desenvolvimento de tutores brasileiros capacitados a ensinar nossos métodos possa capacitar outras pessoas no País e, até mesmo, no mundo”, disse. A coordenadora acrescentou ainda que o mais importante é que hoje não há mais a necessidade de vir alguém do Reino Unido para capacitar professores, o que faz com que o desenvolvimento esportivo-social fique dependendo apenas da iniciativa brasileira.

Outro ponto central das palestras foi apresentado por Norman Brook, diretor da Brook Sports & Leisure, Consultor Sênior da Uk Sport e ex-presidente da Federação Britânica de Triathlon. Para Brook, a identificação e desenvolvimento de talentos no esporte se inserem em todo o contexto técnico, já que o envolvimento torna-se mais massificado frente a alguém de sucesso.

O diretor acrescentou que o mais importante não é apenas a aptidão, mas é o que vem depois disso: constatação de um talento, excelência esportiva e auto-realização da genialidade. “Talento é a constatação de um potencial. O que eu acho mais importante é a confirmação de um talento – nesse momento devemos partir para o desenvolvimento de habilidades”, explicou.

O evento segue com programação até às 17 horas de hoje, com a apresentação da Carta de Fortaleza para o Desenvolvimento do Esporte com as principais recomendações e conclusões do dia. Amanhã, o encontro segue com programação no Hotel Holliday In, na Praia de Iracema, onde será realizada uma reunião com os integrantes da comissão técnica do seminário.

Os compromissos firmados visam uma integração entre o Reino Unido e o Brasil em uma união de esforços para apresentar o esporte como um facilitador no processo ao abranger toda a base e envolver crianças e adolescentes em todos os lugares. O Seminário também contribui com subsídios técnicos para o desenvolvimento de programas que atendam tanto ao incentivo da participação de crianças e adolescentes no esporte ao longo de toda a vida quanto à revelação de futuros atletas.

Inspiração Internacional

Hoje, a UK Sport atua no Estado através do Programa Inspiração Internacional realizado junto às modalidades do triathlon e atletismo cearense, dentro de ações que têm participado do programa Inspiração Internacional. No Brasil, outras experiências ocorrem desde 2007 nos estados de Alagoas e Pernambuco. Entre as modalidades envolvidas estão também basquete em cadeira de rodas e a vela. A ação promovida pelo governo britânico tem inspiração nas Olimpíadas de 2012, que pretende utilizar a força do esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em países em desenvolvimento.

O Inspiração Internacional é o resultado da união entre as organizações especializadas em esporte, desenvolvimento e educação – British Council, Unicef e UK Sport. A iniciativa tem como principal objetivo apresentar a última palavra em programas de identificação e desenvolvimento de talentos e suas articulações com o sistema esportivo e educacional.

Para concretizar os objetivos de inclusão social através do esporte, o Inspiração Internacional atua por meio de grupos de trabalho. Eles devem concentrar representantes de diferentes segmentos – organizações não-governamentais, escolas, confederações e federações esportivas e órgãos do governo. Os grupos organizam eventos, difundem os conceitos de esporte e cidadania, realizam reuniões com conselhos municipais para que se discutam políticas públicas de esporte e desenvolvem as atividades para todo o município.

Cada país-piloto é beneficiado por um conjunto de programas estabelecidos em comum acordo, nas seguintes três áreas – Educação física nas escolas e escolas parceiras (Conselho Britânico); desenvolvimento do esporte e excelência esportiva (UK Sport); e desenvolvimento social e humano através dos esportes (Unicef).

O Programa é apoiado pela Embaixada do Reino Unido (FCO), o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BOF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (LOCOG).

Programação

A partir das 14h30min acontece a primeira apresentação com o tema – 'Programa de Identificação de Talentos do Ministério dos Esportes – ministrado pelo professor da UFGS e coordenador da Rede Cenesp, Daniel Garlipp, e André Arantes, do Ministério do Esporte.

Em seguida, André Arantes apresenta a palestra 'Identificação e Desenvolvimento de Talentos para as Olimpíadas de 2016', e às 15h30min, ministra o 'Painel de Peritos sobre Programas de Identificação de Talentos e Formação de Treinadores Esportivos e Treinadores da Educação'. 

Por fim, ás 16h40min, será realizada, pelo secretário Executivo da Sesporte, Robson Veras, a Leitura da Carta de Fortaleza para o Desenvolvimento do Esporte com as principais recomendações e conclusões do dia.

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976