Sesporte e Ministério do Esporte Britânico em parceria

24 de setembro de 2009 - 13:40

Busca por talentos olímpicos e gestão esportiva são pautas de seminário na quinta (24)

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) realiza, em parceria com a UK Sport Londres – Ministério do Esporte Britânico, o “Seminário Internacional sobre Programas de Identificação de Talentos e Modernização do Sistema Esportivo” durante os dias 24 e 25 de setembro, reunindo em Fortaleza especialistas britânicos ao lado de professores universitários de Educação Física e representantes de federações esportivas em geral.

Hoje, a UK Sport atua no Estado através das modalidades do triathlon e atletismo cearense, dentro de ações que têm participado do programa Inspiração Internacional. No Brasil, outras experiências ocorrem desde 2007 nos estados de Alagoas e Pernambuco. Entre as modalidades envolvidas estão também basquete em cadeira de rodas e a vela. A ação promovida pelo governo britânico tem inspiração nas Olimpíadas de 2012, que pretende utilizar a força do esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em países em desenvolvimento.

No evento, serão apresentadas experiências de como as instituições vêm utilizando a educação física e o esporte para engajar, motivar e fortalecer jovens líderes. Na quinta-feira, dia 24, a programação será realizada no Auditório Blanchard Girão, localizado na Sesporte, com abertura oficial do evento e as palestras contidas na programação. Já na sexta-feira, dia 25, o encontro reunirá integrantes da comissão técnica no Hotel Holliday In, localizado na Praia de Iracema.

Os compromissos firmados visam uma integração entre o Reino Unido e o Brasil em uma união de esforços para apresentar o esporte como um facilitador no processo ao abranger toda a base e envolver crianças e adolescentes em todos os lugares. O Seminário também contribui com subsídios técnicos para o desenvolvimento de programas que atendam tanto ao incentivo da participação de crianças e adolescentes no esporte ao longo de toda a vida quanto à revelação de futuros atletas.

As práticas analisadas nas apresentações, palestras e painéis vão desde os mecanismos de identificação e formação de atletas de ponta (alto rendimento), que funcionam como estímulo para outros, até programas de tutoria, que aumentam a integração dos alunos com a escola e entre si.

O Programa
O Inspiração Internacional é o resultado da união entre as organizações especializadas em esporte, desenvolvimento e educação – British Council, Unicef e UK Sport. A iniciativa tem como principal objetivo apresentar a última palavra em programas de identificação e desenvolvimento de talentos e suas articulações com o sistema esportivo e educacional.

Para concretizar os objetivos de inclusão social através do esporte, o Inspiração Internacional atua por meio de grupos de trabalho. Eles devem concentrar representantes de diferentes segmentos – organizações não-governamentais, escolas, confederações e federações esportivas e órgãos do governo. Os grupos organizam eventos, difundem os conceitos de esporte e cidadania, realizam reuniões com conselhos municipais para que se discutam políticas públicas de esporte e desenvolvem as atividades para todo o município.

Cada país-piloto é beneficiado por um conjunto de programas estabelecidos em comum acordo, nas seguintes três áreas – Educação física nas escolas e escolas parceiras (Conselho Britânico); desenvolvimento do esporte e excelência esportiva (UK Sport); e desenvolvimento social e humano através dos esportes (Unicef).

O Programa é apoiado pela Embaixada do Reino Unido (FCO), o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BOF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (LOCOG).

PROGRAMAÇÃO
Dia 24/09/2009 – Quinta-feira
Local: Auditório Blanchard Girão – Estádio Plácido Castelo (Castelão)

8h30 – Abertura oficial
9h45 às 10h20 – Palestra ‘Boas Práticas para o Desenvolvimento dos Sistemas Esportivos: A contribuição do Inspiração Internacional no Brasil’
10h20 às 10h45 – Apresentação de vídeo com os estudos de casos sobre a ação ‘Desenvolvimento do Esporte’: Principais conclusões e recomendações dos Órgãos Gestores do Esporte, parceiros do Programa Inspiração Internacional
11h às 11h45 – Palestra ‘Boas Práticas de Identificação e Desenvolvimento de talentos e incentivo à prática do esporte ao longo da vida’
11h45 às 12h30 – Palestra Boas Práticas para Formação de Treinadores e técnicos em Programas Esportivos.
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30 – Apresentação sobre os Programas de Identificação de Talentos do Ministério dos Esportes / Rede Cenesp
15h30 às 16h30 – Painel de peritos sobre Programas de Identificação de Talentos e Formação de Treinadores Esportivos e Treinador da Educação.
16h40 às 17h – Leitura da Carta de Fortaleza para Desenvolvimento do Esporte com as principais recomendações e conclusões do dia.

Dia 25/09 – Sexta-feira
Local: Hotel Holliday In
9h30 às 12h30 – Reunião Sistematizada da Comissão Técnica designada para este evento.

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br