Cearense se classifica para Campeonatos Mundial e Pan-Americano

22 de setembro de 2009 - 10:41

A atual campeã cearense sub-20, Amanda Lima dos Santos, é a grande esperança do Ceará

Promessa do xadrez no Estado, a jogadora de xadrez Amanda Lima dos Santos conseguiu um feito inédito para o Ceará no esporte. Depois de terminar o Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez em 13º lugar, a jovem conquistou uma das vagas do País para as disputas dos Campeonatos Mundial e Pan-Americano, respectivamente na Argentina e no Uruguai, em outubro.

A vaga veio depois da disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez, para o qual Amanda viajou com apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e em que a cearense impressionou com seu potencial, mesmo acabando em 13º lugar. A competição disputada em Guarapari, Espírito Santo, entre os dias 4 e 7 de setembro, contava com olheiros da confederação brasileira, que pinçavam os maiores talentos.

Atual campeã cearense sub-20, Amanda tem um histórico de domínio no xadrez no Estado. “Cheguei a ir para campeonatos e não dizer meu nome, porque se eu dissesse algumas pessoas não queriam mais jogar”, lembra. O domínio é tanto, que Amanda chegou a conquistar torneios mistos, mesmo disputando com enxadristas homens, fato raro no xadrez.

Agora, Amanda tem a chance de deixar sua marca na história como a primeira representante cearense internacional. Aproveitando os seus mais de nove anos no xadrez, a meta é mostrar que não é apenas um acidente e que ela pode ser figura carimbada em competições no mundo todo. O Campeonato Pan-Americano se inicia dia 6 de outubro em Montividéu (Uruguai). Já o Mundial começa dia 21 de outubro, em Mar del Plata (Argentina).

Mais informações:

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 / (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br