Já é a melhor campanha do Ceará nas Olimpíadas Escolares

21 de setembro de 2009 - 12:22

Estado acumula 11 medalhas e tem chances reais de faturar mais cinco.

As Olimpíadas Escolares chegam ao fim neste domingo (20), em Poços de Caldas (MG), para os atletas de 12 a 14 anos. Faltando um dia, o Ceará – que viajou com todas as despesas pagas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), já chega na melhor campanha em uma edição nacional do evento. Já são 11 medalhas acumuladas e outras cinco chances reais, já que quatro equipes do Basquete Masc/Fem e Vôlei Masc/Fem estão classificadas para as finais e o Handebol Feminino está na disputa pelo 3º lugar.

No Atletismo, o Ceará carimbou a conquista de quatro pódios. Bruno Silva Evangelista foi ouro no lançamento de dardo. Os 75m raros garantiu a prata para Daiane de Sousa Rodrigues e o bronze para Sheila Lemos. E a segunda prata ficou por conta do revezamento 4x75m com Daiane de Sousa, Sheila Lemos, Tábita Ester e Nayara Sousa.

Na natação, Luis Altamir Melo consagrou-se nas piscinas mineiras com a conquista inédita de três medalhas – dois ouros e um bronze, com dois recordes nos 100m livre (55,01s) e 100m borboleta (58,69s). Nos 50m borboleta, garantiu o bronze com o tempo 27,10s.

No futsal masculino, o Ceará venceu Alagoas por 7 a 5, garantiu o ouro e o passaporte para a Divisão Especial em 2010. Isadora Leite e Maria Helena dos Santos faturaram o bronze no tênis de mesa. Já no Judô, Thaynnarah Félix conquistou o 3º lugar.

Ao todo, 158 atletas de 12 a 14 anos representaram o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG). A delegação cearense foi formada pelos campeões das Olimpíadas Escolares do Ceará em nove modalidades esportivas (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).

CATEGORIA 15 A 17 ANOS – A fase nacional das Olimpíadas Escolares para atletas de 15 a 17 anos ocorre em Londrina e Maringá (PR), de 5 a 15 de novembro. Para a competição no Paraná, a delegação cearense é formada por 160 atletas.

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. E só no Estado do Ceará reuniu, nas fases municipais, regionais e estaduais, 100 mil alunos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios. Desses, 318 atletas sagraram-se campeões.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar.