Luiz Altamir traz três medalhas para o Ceará

20 de setembro de 2009 - 10:15

O atleta consagrou-se nas Olimpíadas Escolares com dois recordes na natação

Com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), a revelação das piscinas cearenses Luiz Altamir Melo – 13 anos, consagrou-se nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), com a conquista inédita de três medalhas – dois ouros e um bronze, e com dois recordes nos 100m livre (55,01s) e 100m borboleta (58,69s). Nos 50m borboleta, garantiu o bronze com o tempo 27,10s.

A relação do cearense Luiz Altamir com a natação vem de berço. As primeiras braçadas ocorreram com apenas um mês de idade, incentivado pela mãe, que promoveu o contato precoce do bebê com as piscinas. Fruto de uma nova geração de nadadores, Luiz, que pertence a uma família de nadadores, inspirou-se na mãe, Dina Lopes, ex-atleta vice-campeã brasileira dos 100m e 200m costas em 1979.

Outro exemplo para o nadador é a tia, Hedla Lopes, campeã brasileira infantil e mundial master, e primeira representante no eixo Norte-Nordeste a conquistar o direito de competir no Ironman no Havaí, no próximo dia 10 de outubro. Além da mãe e da tia, os primos Luiz Paulo Braga e Ana Claudia Braga nadaram nas Olimpíadas Universitárias, que aconteceram no mês passado, em Fortaleza.

Segundo o pai, Luiz Alexandre Melo, a receita do sucesso do filho está no ‘orgulho, satisfação e amor que ele dedica à natação’. Para o pai, esses são os principais ingredientes para o sucesso do cearense nas piscinas. O garoto, que representa o Colégio Antares, de Fortaleza, recentemente faturou o título nacional infantil dos 200m borboleta, em Manaus, batendo o recorde brasileiro, com o tempo de 2m11s68.

O garoto teve as primeiras aulas de natação com um ano de idade, e aos nove, começou a competir. Além da natação, ele praticou o judô por cinco anos, incentivado pelo pai. ‘A prática do judô deu a ele uma maior capacidade de concentração, além de ensinar a respeitar os adversários, um dos pilares do esporte’, define Alexandre.

Sonho do menino prodígio é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016

Fã de César Cielo, o grande sonho do menino prodígio é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. ‘Minha vontade é representar o Brasil em 2016. Se for no Rio, será uma motivação ainda maior’, planeja. Já o pai é menos reticente nas declarações quanto ao futuro de Luiz. ‘Meu filho vai disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e vai ganhar medalha!’, afirma o Luiz mais velho.

Além de talentoso, o atelta também é um exemplo de fair play. O deslize do nadador americano Michael Phelps, flagrado com substâncias proibidas após os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, custou-lhe a vaga na galeria de ídolos de Luiz Altamir. O episódio acabou decepcionando o jovem cearense.

Na final dos 100m borboleta nas Olimpíadas Escolares 2009, Luiz superou Felipe Lobato (RJ) e Jackson Júnior (MG), prata e bronze, respectivamente. No domingo, dia 13, Luiz conquistou o ouro nos 100m livre, com recorde da competição (55s01). Recorde da mais tradicional prova da natação mundial conquistada com orgulho na piscina do Country Club, em Poços de Caldas.

Delegação cearense com 158 atletas viajou com as despesas pagas pela Sesporte

O Ceará é representado nas Olimpíadas Escolares 2009 por uma delegação de 158 atletas, nas nove modalidades disputadas. Os vencedores das seletivas estaduais entre 12 e 14 anos viajaram com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) no último dia nove e voltam ao final da competição, dia 20.

A equipe que representa o Ceará foi definida ao final de três fases: municipal, regional e estadual. No total, mais de 100 mil estudantes-atletas, dos 184 municípios do Estado disputaram as etapas cearenses das Olimpíadas. Os 318 campeões conquistaram a vaga para a edição nacional, sendo 158 na categoria 12 a 14 anos e 160 na categoria 15 a 17, que disputam a competição em novembro, nas cidades de Londrina e Maringá (PR).

As Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).

Mais informações:

Lisiane Linhares