Karatecas trazem medalhas Panamericanas para o Ceará

16 de setembro de 2009 - 13:55

A Sesporte disponibilizou as passagens para a disputa em El Salvador

O karatê cearense fez bonito no 20º Campeonato Panamericano Júnior e Juvenil da categoria disputado em El Salvador, entre os dias 03 e 07 de setembro. Dos três atletas que representaram o Ceará na delegação brasileira que seguiu para o País latino-americano com 77 karatecas, dois deles trouxeram medalhas. Fernando Mendes Gadelha, de 20 anos, conquistou o ouro na categoria Junior derrotando, na final, um atleta da Venezuela, país considerado uma potência no esporte. O feito proporcionou ao karateca a oportunidade de ser um dos representantes brasileiros no Mundial de Karatê, que será realizado no mês de novembro, em Marrocos.

Já Lucas Antônio Martins, de 13 anos, ficou com a medalha de bronze quando venceu um mexicano na disputa do terceiro lugar. O último cearense, Breno Matheus, também de 13 anos, não foi ao podium, mas apresentou um ótimo rendimento na competição, apesar da derrota para o lutador da Nicarágua, campeão da competição. Todos os três karatecas viajaram ao Panamericano com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) que disponibilizou as passagens dos jovens atletas.

O técnico da seleção cearense de karatê e integrante da comissão técnica brasileira,
William Cardoso, ressaltou que o nível da competição estava “extremamente” alto. Segundo ele, os países da América Central, juntamente com a Venezuela, estão realizando grandes investimentos no karatê, transformando-se, assim, em grandes potencias mundiais do esporte. “O rendimento dos nossos atletas foi mais do que o esperado. Os três karatecas foram muito bem na competição”, destacou.

Willian revelou que está mudando o planejamento de treinos do campeão Fernando Gadelha, para que o atleta possa obter ótimos resultados no Mundial em novembro. “O continente americano é uma potência mundial no karatê. Já que o Fernando foi medalha de ouro na sua categoria, podemos esperar que ele tenha um excelente rendimento em Marrocos”, pontuou.

 

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br