Nado sincronizado cearense conquista 21 medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes

14 de setembro de 2009 - 16:58

Equipe é campeã brasileira geral Juvenil e conquista 11 ouros e 10 pratas na competição

Foram 15 equipes e 154 atletas competindo pelos títulos do Campeonato Brasileiro Interclubes de Nado Sincronizado, mas os grandes destaques vieram da cidade-sede do evento, Fortaleza. As meninas do BNB Clube conquistaram 11 medalhas de ouro e 10  de prata e, de quebra, levaram o bicampeonato da categoria Juvenil (nível A) na competição realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, nas piscinas do Clube Náutico Atlético Cearense.

Treinadas pela professora Jamile Barros, as meninas levaram tudo na categoria Juvenil A. A bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Nina Gruska, foi o grande destaque, ganhando ouros no solo, dueto e equipe. Segundo a professora,ela foi tão bem que até venceu a solista da seleção brasileira juvenil, de quem foi reserva no Sul-Americano de Mar del Plata (Argentina), de onde Nina trouxe duas pratas no início do ano.

O domínio das beldades cearenses foi tão grande que, mesmo participando de outra
categoria, Júnior A, disputando contra meninas mais velhas, não fizeram feio. Medalha de prata no solo, dueto e equipe, com o mesmo time da categoria Juvenil, ficando com o vice geral.

Nina Gruska ganhou a prata solo, se juntou a Frida Popp e a reserva e representante do Projeto Mão Amiga, Iara Lima, para os duetos e as três se uniram a mais duas meninas do projeto da Sesporte, Amanda Ramos e Rayana Gomes, para as conquistas por equipe. “O resultado foi perfeito, foi tudo que eu esperava. Só não dava para ganhar do Flamengo no Júnior, que são a base da seleção”, comemorou Jamile.

Os resultados são frutos do esforço conjunto entre a Secretaria do Esporte e o BNB Clube, através do projeto Mão Amiga. Com o investimento no esporte e maior inserção na sociedade, que incluiu três campeãs de famílias carentes em um esporte de alto
investimento, os resultados são apenas conseqüência. Além disso, Iara, Amanda, Rayana e outras três destaques no esporte são contempladas com o Bolsa Esporte, concedido pela Sesporte. “Esse resultado é importante porque a gente muda a hegemonia do esporte. Competimos com clubes que tem 15 anos de prática e a gente só tem 6 anos” salientou a professora Jamile.

O Nado Sincronizado cearense também viu a estreia de Sara Marfim, de apenas 8 anos. A menina que é vista como uma grande esperança para o futuro do esporte fez bonito e também conquistou o ouro na sua categoria, Infantil Principiante.

 

Mais informações:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br