Para-atletas de renome mundial ministram palestra na Sesporte

9 de setembro de 2009 - 08:20

Em debate, a superação das dificuldades no esporte

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) receberá hoje, dia 9, dois dos maiores nomes do para-desporto nacional. Os medalhistas olímpicos Phelipe Andrews e Adriano Gomes contam sua trajetória, como superaram as dificuldades e suas conquistas no auditório Blanchard Girão, localizado na Sesporte, às 10h.

O pernambucano Phelipe Andrews, de 19 anos, é uma das maiores revelações do esporte paraolímpico nacional. Atual vice-campeão olímpico em Pequim (China) nos 50 e 100m livres, categoria S10, o nadador ficou atrás apenas do também brasileiro André Brasil, recordista mundial nas duas categorias e dono de cinco ouros individuais em Pequim. Apesar da má formação congênita no pé direito, Phelipe compete também com atletas sem deficiência, conquistando resultados expressivos nas provas de nível nacional em que compete.

O veterano Adriano Lima, 36 anos, tem ouro olímpico em seu currículo. Representando o Brasil nos Jogos Paraolimpícos de Atenas-2004, o nadador conquistou o ouro nos 4x50m medley, além da prata nos 4x50m livre. O nadador se destacou por sua velocidade também no Parapan do Rio de Janeiro-2007 onde conquistou sete ouros representando o Brasil e seu Estado, o Rio Grande do Norte. Cadeirante desde os 17 anos, quando caiu no telhado de uma obra na qual participava, o para-atleta é um dos mais experientes e vitoriosos no país, tendo superado diversas barreiras e se superado no esporte.

A palestra é uma realização da Secretaria do Esporte do Estado  e da Caixa Econômica Federal, organizadora do Circuito Brasil Paraolímpico Loterias Caixa de Atletismo e Natação. A segunda etapa nacional do evento será realizada entre os dias 6 e 9 de novembro em Fortaleza e contará com a presença dos maiores nomes do para-desporto nacional.

Serviço:
Palestra: O Esporte, Superando Limites
Palestrantes: Phelipe Andrews e Adriano Gomes
Data: 9 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Auditório Blanchard Girão, localizado na Secretaria do Esporte do Estado
Endereço: Av. Alberto Craveiro nº 2901