Campeões estaduais das Olimpíadas Escolares serão premiados nessa quinta-feira, dia 3

3 de setembro de 2009 - 13:23

A entrega das premiações ocorrerá a partir das 10h30, na Secretaria do Esporte

Os grandes campeões cearenses das Olimpíadas Escolares 2009 serão conhecidos na próxima quinta-feira, dia 3, durante a cerimônia de entrega dos troféus àqueles que irão representar o Estado na etapa nacional. Ao todo, cerca de 100 mil alunos/atletas dos 184 municípios cearenses disputaram as vagas durante três etapas: Municipal, Regional e Estadual. A cerimônia terá início às 10h30, no auditório Blanchard Girão, localizado na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Com o apoio do Governo do Estado, através da Sesporte, os campeões seguem para a etapa nacional divididos em duas categorias, de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. As provas serão realizadas primeiramente em Poços de Caldas, de 9 a 20 de setembro, onde 158 integrantes da delegação cearense seguem para as disputas da primeira categoria. Em seguida, será a vez dos 160 atletas de 15 a 17 anos lutarem pelas medalhas na etapa que ocorrerá em Londrina e Maringá, de 5 a 15 de novembro.

As Olimpíadas Escolares têm movimentado todo o Brasil com a promoção da inclusão social a partir do esporte, complementando assim a educação pedagógica de alunos de instituições de ensino da rede pública e privada do País. Integrando um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil, a competição, ao lado das Olimpíadas Universitárias, tornou-se uma das principais iniciativas para a disseminação do esporte de base e a revelação de novos talentos.

Criadas há quatro anos, as disputas ocorrem anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais em nove modalidades esportivas (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Chegam à disputa final as escolas que tiverem se classificado primeiro na etapa municipal e, depois, na estadual. Nos esportes coletivos, os oito melhores estados da edição anterior e mais os quatro melhores que se destacaram na Primeira Divisão passam a integrar a Divisão Especial.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

Serviço:
Premiação dos vencedores da etapa estadual das Olimpíadas Escolares 2009
Dia: 03/09/2009
Hora: 10h30
Local: Auditório Blanchard Girão
Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão)
Av.  Alberto Craveiro, 2901

Lisiane Linhares