Campeões estaduais das Olimpíadas Escolares serão premiados nessa quinta-feira, dia 3

3 de setembro de 2009 - 13:23

A entrega das premiações ocorrerá a partir das 10h30, na Secretaria do Esporte

Os grandes campeões cearenses das Olimpíadas Escolares 2009 serão conhecidos na próxima quinta-feira, dia 3, durante a cerimônia de entrega dos troféus àqueles que irão representar o Estado na etapa nacional. Ao todo, cerca de 100 mil alunos/atletas dos 184 municípios cearenses disputaram as vagas durante três etapas: Municipal, Regional e Estadual. A cerimônia terá início às 10h30, no auditório Blanchard Girão, localizado na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Com o apoio do Governo do Estado, através da Sesporte, os campeões seguem para a etapa nacional divididos em duas categorias, de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. As provas serão realizadas primeiramente em Poços de Caldas, de 9 a 20 de setembro, onde 158 integrantes da delegação cearense seguem para as disputas da primeira categoria. Em seguida, será a vez dos 160 atletas de 15 a 17 anos lutarem pelas medalhas na etapa que ocorrerá em Londrina e Maringá, de 5 a 15 de novembro.

As Olimpíadas Escolares têm movimentado todo o Brasil com a promoção da inclusão social a partir do esporte, complementando assim a educação pedagógica de alunos de instituições de ensino da rede pública e privada do País. Integrando um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil, a competição, ao lado das Olimpíadas Universitárias, tornou-se uma das principais iniciativas para a disseminação do esporte de base e a revelação de novos talentos.

Criadas há quatro anos, as disputas ocorrem anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais em nove modalidades esportivas (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Chegam à disputa final as escolas que tiverem se classificado primeiro na etapa municipal e, depois, na estadual. Nos esportes coletivos, os oito melhores estados da edição anterior e mais os quatro melhores que se destacaram na Primeira Divisão passam a integrar a Divisão Especial.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

Serviço:
Premiação dos vencedores da etapa estadual das Olimpíadas Escolares 2009
Dia: 03/09/2009
Hora: 10h30
Local: Auditório Blanchard Girão
Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão)
Av.  Alberto Craveiro, 2901

Mais informações
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br