Delegação cearense conquistou 28 medalhas no XXIV Triathlon do Exército/ Sul-Americano

2 de setembro de 2009 - 11:11

O Secretário Ferruccio Feitosa recebe os atletas essa tarde, às 15 horas, na Sesporte

O Ceará brilhou em uma das mais importantes competições de triathlon da América Latina. Nas disputas do XXIV Triathlon do Exército/ Sul-Americano de Sprint Triathlon, realizado no último domingo, dia 30, em Vila Velha(ES), 44 jovens triatletas cearenses conquistaram 28 medalhas, sendo 13 ouros, 10 pratas e cinco bronzes, na disputa com alguns dos maiores nomes do esporte do País.

Na tarde de hoje, os campeões irão se reunir com o Secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, às 15 horas, em agradecimento ao apoio que eles têm recebido. Os jovens atletas estão entre os beneficiados por projetos do Governo do Estado, como o Segundo Tempo e Mão Amiga, além de alguns que recebem o apoio do bolsa esporte. Eles partiram para o Espírito Santo com a ajuda da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), que disponibilizou o ônibus que os levou até o destino final.

Entre os destaques da prova estão Maria Ivoneida, que ampliou ainda mais seu currículo ao se consagrar campeã da categoria 35-39 anos feminina. Com a conquista, Ivoneida acumula já três ouros em apenas 15 dias. No dia 16, a triatleta foi campeã da II etapa da Copa Brasil de Triathlon, em São Luís (MA), conquistando o título da competição por antecipação. No outro final de semana, dia 23, ela foi a campeã da categoria 35-39 anos do Brasileiro de Longa Distância, em Guarapari (ES). Além do título, Ivoneida foi a quinta colocada entre atletas de todas as categorias.

Outro destaque da competição foram os meninos das categorias 16-17 e 18-19 anos. Na primeira, o Ceará conquistou os cinco primeiros lugares e o título ficou com Iuri Vinuto Josino. Entre os mais velhos, o Estado emplacou o campeão, além do terceiro, quarto e quinto lugares. O título ficou com o triatleta Evilásio Oliveira Nascimento.

Preparação – A jornada teve rumo ao Espírito Santo funcionou como um verdadeiro aquecimento para a disputa. Segundo a presidente da Fetriece, Fátima Figueiredo, os 1.838 km de distância até Vila Velha foram preparatórios para os atletas. “Foram dois dias e meio de viagem onde paramos sempre a cada três quilômetros de distância das cidades que passamos, para que eles pudessem fazer treinos de corrida e natação”, explica.

 

 

Mais informações
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br