Diego Oliveira faturou bicampeonato da I Copa Sobral de Skate

24 de agosto de 2009 - 09:50

Sobral conheceu neste domingo os campeões da 2° Etapa do Circuito Brasileiro de Skate Street e da Best Trick Converse. O paulista Diego Oliveira faturou o título da etapa. Em segundo lugar, ficou seu conterrâneo, Laurence Reali, oToco. Completaram o pódio o paranaense Rodil Ferrugem, o paulista Túlio de Oliveira e o gaúcho Paulo Ventura Galera, em 3°, 4° e 5°, respectivamente. Na Best Trick Converse, William Domingues Seco garantiu a vitória. Ao todo, 31 skatistas profissionais de 12 estados brasileiros disputaram a 2° Etapa do Campeonato Brasileiro de Skate Profissional Street, que acontece pelo sexto ano consecutivo em Sobral. O campeonato é uma competição oficial da Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

O paulista Diego Oliveira era apontado como um dos fortes candidatos ao título. Ele já havia vencido a Etapa de Sobral em 2007, ano em que também se sagrou campeão brasileiro. As manobras ousadas conquistaram o público e garantiram a ele o título da etapa. “Eu estava leve. Vim aqui apenas pensando em andar bem, mostrar as manobras que sei e acabei vencendo”, explicou.

Na premiação do Best Trick Converse, o também paulista William Domingues Seco mostrou o quanto é querido entre os skatistas e foi bastante festejado. Com a manobra nollie frontside heel flip (o atleta bate com a frente no skate e faz um giro de 180° com o equipamento). Para ele, o obstáculo favoreceu a conquista. “O meu estilo de andar utiliza muito o nollie, o obstáculo acabou me favorecendo”, completou.

O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Marcelo Santos, destacou o crescimento do esporte e a melhora no nível das competições. “Tanto a competição, quanto a organização vem crescendo ano a ano. A etapa de Sobral do Circuito Brasileiro já é uma das mais importantes do calendário nacional. Esperamos realizá-la novamente no ano que vem”, destacou.

Além das emoções na pista, o público sobralense, visitantes e atletas contaram com uma vasta programação cultural: a “Heróis de Rua”, que envolveu desde feira de produtos de skate às oficinas. Na programação oferecida, houve oficinas com temáticas relacionadas ao mundo do skate, como a de “shape”. Ocorreram também palestras sobre a história do skate e do hip-hop. Os 120 inscritos superaram as expectativas da organização. As
atividades foram coordenadas pelo Sebrae.

Os Jogos de Ação 2009 foram uma realização da T’ai Eventos e tiveram o patrocínio da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude. O apoio foi do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, da Converse e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte. Contou ainda com a organização técnica da Federação Estadual de Skate do Ceará – FESk e da Confederação
Brasileira de Skate – CBSk.

RESULTADO FINAL DA 2a ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

1º Lugar – Diego Oliveira (SP) – 1000 pontos
2º Lugar – Laurence Reali Toco (SP) – 950 pontos
3º Lugar – Rodil Ferrugem Júnior (PR) – 902 pontos
4º Lugar – Túlio de Oliveira (SP) -857 pontos
5º Lugar – Paulo Ventura Galera– 814 pontos
6º Lugar – William Domingues Seco (SP) – 773 pontos
7º Lugar – Fábio Sleimann (SP) – 735 pontos
8º Lugar – Biano Bianchin (RS) – 698 pontos
9º Lugar – Lucas Carvalho Xaparral (SP) – 663 pontos
10º Lugar – Marcelo Gomes Marreco (PR)) – 630 pontos
11º Lugar – Ricardo Oliveira Assis Porva (MT) – 598 pontos
12º Lugar – Diego Fiorese (SP) – 568 pontos
13º Lugar – Leonardo Giacon (SP) – 540 pontos
14º Lugar – Wagner Ramos (SC) – 513 pontos
15º Lugar – Humberto Oliveira de Souza (SP) – 487 pontos

RESULTADO FINAL DA BEST TRICK CONVERSE

1° William Domingues Seco (SP), com a manobra nollie frontside hell flip.