Ferruccio Feitosa ministra palestra para profissionais e estudantes de Educação Física em comemoração ao Dia do Educador Físico

21 de agosto de 2009 - 15:19

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) recebeu nesta sexta-feira, dia 21, a abertura do ciclo de eventos de comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref). Durante toda a manhã, foram realizadas palestras, que tiveram à frente o Secretário Ferruccio Feitosa, André Figueiredo, secretário do Ministério do Trabalho, e o representante da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, Sydean Rocha.

As palestras visam discutir a profissão e o seu contexto na sociedade, analisando-se prática esportiva, regulamentação de profissional e medidas governamentais para inserção do profissional de forma qualificada. O auditório lotado pôde ver Ferruccio Feitosa apresentar programas e projetos da Sesporte, tais como o Bolsa Esporte, Mão Amiga, Viva + e o Segundo Tempo, destacando a ampliação do apoio governamental. “O governador Cid Gomes já autorizou mais de 300 obras esportivas, sendo a grande maioria no nível mais carente, o escolar”, disse.

Na segunda parte da palestra, o Secretário do Esporte apresentou a parte final da apresentação “Políticas Públicas, Copa do Mundo e o profissional de Educação Física”, quando pontual a importância do profissional qualificado. “Qualificação profissional eu vejo como o ponto central no desenvolvimento de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014”. Depois da apresentação, o secretário respondeu a perguntas dos profissionais e graduandos de Educação Física presentes na palestra.

O secretário do Ministério do Trabalho, André Figueiredo, em sua palestra “O mercado de trabalho e o profissional de Educação Física” exaltou o valor do acompanhamento aos atletas de alto rendimento e de base feito por profissionais qualificados em Educação Física. Segundo ele, apenas com um profissional de boa formação o esportista pode atingir seu objetivo de se tornar um ícone da juventude com seus títulos.

Representando a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, Sydean Rocha desenvolveu a palestra “Políticas públicas municipais para o esporte e o lazer”, em que apresentou
projetos realizados pelo município na área esportiva e explicou as funções da cidade no estabelecimento de uma cultura esportiva.

Programação

Na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, o auditório da Secretaria do Esporte do Estado
do Ceará, no Castelão, sediará, novamente, palestras centradas na profissão. O conselheiro federal de Educação Física, Ricardo Catunda, aborda a temática “Educação Física escolar – plantando cultura, cidadania e saúde”. Após o conselheiro federal, às 10 horas, o educador físico e fisioterapeuta Arnaldo Oliveira explana sobre “Esporte e a inclusão social”.

No dia 30 de agosto, domingo, será realizada a “Caminhada pela saúde”, com saída às 7h30, da Avenida Beira-Mar, e concentração no aterro do Ideal Clube. As atividades desse dia serão encerradas no Clube do Vôlei, por volta das 11 horas, com confraternização dos profissionais. Para finalizar as celebrações em alusão aos profissionais, no dia 1º de setembro, será realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Ceará, às 15 horas, em homenagem ao educador físico profissional.

Janine Maia
Assessora de imprensa do Cref