Tradição nordestina na abertura das Olimpíadas Universitárias 2009

17 de agosto de 2009 - 14:59

Ferruccio Feitosa abriu a competição destacando a importância das Olimpíadas para os atletas do Ceará

As tradições e o folclore local foram os cartões de visita apresentados pelos cearenses para os atletas de outras 26 delegações presentes na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias 2009, neste sábado, dia 15, em Fortaleza (CE).  Entre os presentes à abertura do evento estiveram o secretário de Esporte do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa; o diretor do Departamento de Esportes Universitários do Ministério do Esporte, Antônio Apolinário Figueiredo; o diretor geral das Olimpíadas Universitárias, Edgar Hubner; e o vice-presidente da Federação Internacional de Desportos Universitários, Luciano Cabral. Todos ouviram o Hino Nacional Brasileiro interpretado por sanfoneiros da tradicional Banda do Pirata (CE).

Na entrada simbólica das delegações no ginásio, coube a 15 representantes de cada uma das 27 delegações (incluindo o Distrito Federal) a honra de desfilar com as bandeiras de seus estados. Os anfitriões cearenses foram os últimos a entrar no ginásio, e, como era de se esperar, os mais aplaudidos.

Além do desfile das delegações, houve emoção em momentos chave, como no acendimento da pira olímpica, realizado pelo ex-atleta do vôlei de praia Roberto Lopes, bicampeão do Circuito Mundial da modalidade, que mora em Fortaleza desde 1979; e no juramento dos atletas, feito pelo bicampeão das Olimpíadas Universitárias nos 3.000m com obstáculos, Dicson Peixoto Falcão. A árbitra de futsal da FIFA, Alane Jussara Lucena, realizou o dos árbitros.

Ferruccio Feitosa declarou aberta a competição e mostrou-se entusiasmado por receber as Olimpíadas Universitárias em seu estado. ‘É uma imensa alegria poder corresponder à confiança depositada em nós. Para mim, é uma satisfação como desportista poder viver esse momento. Tenho a certeza de que esta competição representará muito para os atletas no Ceará. Declaro abertas as Olimpíadas Universitárias’, discursou o secretário.

Após a Cerimônia de Abertura, os presentes à festa ainda dançaram e se divertiram ao som da Banda do Pirata, em uma grande demonstração de integração entre as diferentes regiões do Brasil.

Em sua quinta edição, primeira do novo Ciclo Olímpico, as Olimpíadas Universitárias contam com um número recorde de participantes, cerca de 3.400 (3.000 atletas). As disputas começam neste domingo, dia 16, com o início dos torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei. Do dia 20 ao 22, atletismo, judô, natação e xadrez completam o programa das Olimpíadas Universitárias.

As Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte (Sesporte) e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

Mais informações

http://www.olimpiadasuniversitarias.org.br

 

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br