Cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias 2009 será neste sábado

17 de agosto de 2009 - 11:30

Competições terão início no domingo, com as disputas coletivas

A maior competição do esporte acadêmico brasileiro chega a Fortaleza com abertura oficial neste sábado, dia 15, a partir das 18 horas, no Ginásio Paulo Sarasate. Aberta ao público, a cerimônia irá valorizar sons e costumes nordestinos para apresentar um pouco da região para os membros das outras 26 delegações.  Na ocasião, estarão presentes o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes; o secretário do Esporte do Ceará, Ferruccio Feitosa; o secretário nacional do Desporto, Júlio Filgueira; o diretor geral das Olimpíadas Universitárias, Edgar Hubner; e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

 Para representar os mais de 3 mil universitários atletas, o bicampeão do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Roberto Lopes,  acenderá a pira olímpica das Olimpíadas Universitárias 2009. O juramento do atleta ficará a cargo do cearense bicampeão das Olimpíadas Universitárias nos 3.000m com obstáculos, Dicson Peixoto Falcão. A árbitra de futsal da Fifa, Alane Jussara Lucena,  fará o juramento dos árbitros.  A cerimônia contará ainda com a animação da Banda do Pirata e da Quadrilha Junina do Zé Testinha. 

Em sua quinta edição de disputas, as Olimpíadas Universitárias 2009 vai reunir atletas olímpicos e pan-americanos até o dia 23 de agosto em Fortaleza. No total, 14 locais de competição receberão as oito modalidades: quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).  Na delegação cearense, 136 atletas irão defender o Estado nas disputas. Os esportes coletivos contam com duas divisões, sendo a primeira a porta de acesso para aqueles que um dia poderão estar entre as oito melhores equipes do País, que integram a Divisão Especial.

A Sesporte e a Secretaria do Turismo (Setur) formularam a candidatura de Fortaleza em outubro de 2008 ao COB. Dentre outras ações, uma comissão do COB e da CBDU esteve na Capital cearense para visitas às instalações esportivas e para análise do projeto da candidatura. 'A cidade possui uma ótima estrutura hoteleira e disponibilizou todas as condições para oferecermos os melhores serviços para os participantes', cita Edgar Hubner, do COB.

As Olimpíadas Universitárias são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

 

 Confira aqui a Programação Completa

 

Mais informações

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415