Olimpíadas Universitárias 2009 terão grande aparato médico à disposição

16 de agosto de 2009 - 15:11

A quantidade de profissionais habilitados que trabalham na área médica das Olimpíadas Universitárias 2009, em Fortaleza, comprova a dimensão do evento. São proximadamente cem pessoas (entre médicos, fisioterapeutas e acadêmicos) aptas para atender casos ortopédicos, lesões articulares, traumas, e os mais variados tipos de contusões durante as competições.

Comandados pelo Dr. Sérgio Macedo, médicos e fisioterapeutas, socorristas e  enfermeiros estão prontos para agir rapidamente tanto dentro quanto fora das quadras e atender os cerca de 3.400 participantes desta que é a maior edição do evento. Até o final das Olimpíadas Universitárias, no dia 23, dois hospitais de referência, o Hospital de Trauma José Frota e o Hospital Geral de Fortaleza estão à disposição para atender aos participantes da competição. Além deles, três UTI´s móveis e uma ambulância do Corpo de Bombeiros completam o aparato.

Em Fortaleza, o trabalho da área médica vai ser ainda mais detalhado e intenso por causa do surto da Gripe A (H1N1). Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES), a capital cearense apresenta 49 casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus. Por isso, nesta edição, o trabalho da equipe de Sérgio, tem as funções de informar e prevenir antes mesmo de cuidar dos atletas.

Haverá distribuição de panfletos que esclarecem dúvidas sobre os sintomas da gripe, além da indicação de ações profiláticas para o tratamento. Para o Dr. Sérgio, é  fundamental estar municiado com informações sobre a nova gripe para evitar a sua propagação entre os participantes e preservando assim a saúde dos mais de 3.000 atletas e dos cerca de 400 oficiais.

Ao menor indício de casos da Gripe A, entra em ação a parceria do Comitê Organizador com a Secretaria de Saúde do Estado, que está habilitada para lidar com pessoas que apresentem o quadro gripal. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Hospital Estadual São José, onde será constatada a necessidade de internação e (ou) isolamento.

As Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte(Sesporte), e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

(Fonte: http://www.olimpiadasuniversitarias.org.br )

Mais informações:

Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br