Voluntários das Olimpíadas Universitárias participam de mini-curso na Sesporte

5 de agosto de 2009 - 11:26

Voltado para aqueles que irão integrar a equipe das Olimpíadas Universitárias, o curso abordou questões referentes ao tema Primeiros Socorros

Na quarta-feira, dia 5, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) promoveu um mini-curso de primeiros socorros para os voluntários que irão trabalhar com as equipes médicas nos locais de competição das Olimpíadas Universitárias 2009, que será realizada de 14 a 23 de agosto.

O clima foi de descontração e dinamismo, com o coordenador do curso, Weber Carvalho, iniciando movimentos de relaxamento e alongamento, criando uma ligação entre os envolvidos. A empolgação era voltada para temas sérios como procedimentos e técnicas de Primeiros Socorros. “É importante difundir os Primeiros Socorros dentro de cada uma comunidade. Preparar pessoas aptas para o serviço” explicou o sargento Cláudio, que trabalha há 18 anos no núcleo de resgate do Corpo de Bombeiros.

O coordenador de esportes da Sesporte, professor Fernando Marques, destacou a importância do voluntariado. Segundo ele, o primeiro movimento é pensar no outro para depois poder esperar que o outro pense em nós, o que ajudaria no desenvolvimento das comunidades. Já Weber Carvalho garantiu a importância do mini-curso. “Aqui se firma um contrato entre a Secretaria do Esporte e o curso de enfermagem para a união de esforços para o desenvolvimento da comunidade e conhecimento de Primeiros Socorros”, disse.

O curso foi ministrado pelo coordenador do curso de enfermagem São Camilo de Lellis, Weber Carvalho, de 9 às 12 horas, no Auditório Blanchard Girão, localizado na sede da Sesporte, no estádio Castelão. No total, foram recebidos cerca de 100 participantes, entre voluntários de enfermagem do curso São Camilo de Lellis, UFC, UECE, FIC, Unifor e Faculdade Católica do Ceará. O mini-curso contou também com a participação de integrantes do núcleo de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Em sua quinta edição de disputas, as Olimpíadas Universitárias Brasileiras chegam a Fortaleza reunindo atletas de todos os cantos do Brasil. No total, cerca de 3.318 pessoas estão envolvidas nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez. As Olimpíadas Universitárias contam com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e da Federação Universitária. A realização e organização é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).