Olimpíadas Escolares seguem até sábado

31 de julho de 2009 - 12:43

Atletas participaram da abertura das Olimpíadas no Ginásio Paulo Sarasate

A fase final de competição entreatletas da elite cearense entre 12 e 17 anos começa hoje, dia 30, para os atletasde quatro esportes. Os praticantes de atletismo, xadrez, tênis de mesa e karatêvencedores das etapas regionais das Olimpíadas Escolares do Ceará se enfrentamem Fortaleza a partir das nove horas, em busca da sonhada vaga de representantecearense na edição nacional do evento.

As disputas do atletismo se inciaramàs 9 horas, no Estádio de Atletismo da Unifor e se estendem até as 17 horas. Oscaratecas também começam pela manhã, com competição marcada também para as 9horas, na Faculdade Integrada do Ceará. O xadrez começou mais cedo, às 8 horas,e irá até as 14 horas no Centro de Xadrez do Colégio farias Brito Aldeota. Das9 às 17 horas, os atletas de tênis de mesa disputarão as vagas na Federação deTênis de Mesa.

Já as disputas de futsal, voleibol, basquetee handebol, que tiveram início na tarde de ontem, continuam ao longo do dia dehoje. Os jogos de futsal serão realizados nas quadras de quatro colégios cearenses,7 de Setembro (Aldeota) e Irmã Maria Montenegro. Já os craques do voleibol seenfrentam nos colégios Farias Brito Aldeota, Jeny Gomes e Irmã MariaMontenegro. O basquete terá como palco único o Colégio Farias Brito Aldeota epor último, as disputas do handebol podem ser apreciadas na Vila Olímpica deMessejana e no Colégio Irmão Maria Montenegro.

Amanhã (31 de julho), têm início ascompetições de judô, a serem realizadas na Faculdade Integrada do Ceará (FIC),às 9 horas.  Já no sábado será a vez danatação, no Náutico Atlético Cearense, às 15h. Com isso, a disputa se dá em 10modalidades esportivas, no masculino e feminino, o que totaliza mais de 3.000jovens atletas buscando formar a delegação que representa o Ceará na disputa daetapa nacional das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em Maringá eLondrina (PR), 15 a17 anos.

As Olimpíadas Escolares do Ceará sãoorganizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), com apoio dasFederações Amadoristas, e objetivam promover a integração dos alunos, além doincentivo à prática esportiva saudável e à profissionalização.