Olimpíadas Escolares do Ceará encerram Etapa Regional

27 de julho de 2009 - 20:31

Etapas em Sobral e Tianguá definem finalistas para a decisão do maior evento estudantil do Estado.

O maior evento estudantil do Estado chega a sua reta final. Até o próximo domingo, dia 26, Sobral e Tianguá sediam as duas últimas etapas regionais para dar início a etapa Estadual – a grande final, das Olimpíadas Escolares do Ceará. Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a  competição envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará.

Municípios de cada região disputam entre si para definir as escolas e estudantes vencedores que irão para a etapa Estadual, que será realizada de 27 de julho a 02 de agosto, em Fortaleza. A partir daí, quatro dias de disputa irão definir os campeões estaduais que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em Maringá e Londrina (PR), 15 a 17 anos. A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.

O evento tem promovido a integração dos alunos, incentivando a juventude a praticar atividades saudáveis e até de se  profissionalizar. Durante mais de dois meses, as Olimpíadas Escolares do Ceará movimentaram alunos de 12 a 17 anos nas disputas no masculino e feminino de handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

As Olimpíadas Escolares do Ceará, realizadas em três fases, a Municipal, a nove Regionais e a Estadual, recebem o apoio das Federações Amadoristas e visam formar a delegação com cerca de 350 atletas que irão representar o Estado na edição nacional ainda no final deste ano.

Etapa em Tianguá
Municípios participantes: Ararendá, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Nova Russas, Pacujá, Pires Ferreira, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Varjota e Viçosa do Ceará

Etapa em Sobral
Municípios participantes: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Catunda, Forquilha, Irauçuba, Jijoca, Martinópole, Massapê, Moraujo, Monsenhor Tabosa, Santa Quitéria, Sobral e Uruoca.

VEJA AS PROGRAMAÇÕES

Acesse aqui o Boletim da Etapa Ibiapaba, em Tianguá